15/05/2018 às 15:39

Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS participa de palestras sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Durante a última semana o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos das localidades do Centro, Boa Esperança e Fazenda São José, em Paverama, participaram de uma atividade voltada ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Dieime Castoldi, abordou o tema a partir de uma roda de conversa, utilizando vídeos que apresentaram diversas situações comuns do dia a dia de um bairro, mostrando o quanto estas situações podem acontecer em qualquer lugar e de que forma auxiliar no combate a este crime.

“Embora seja comum pensarmos que só acontece em cidades maiores, também acontece em cidades pequenas como Paverama. Ainda que os serviços de proteção à criança e adolescente recebam denúncias, o número de casos de abuso tende a ser muito maior, pois muitos ainda acontecem sem que venham a ser notificados. Enquanto isso há mais crianças ou adolescentes em sofrimento, precisando de ajuda e proteção”, comenta a Psicóloga do CRAS, Dieime Castoldi.

Durante o mês de maio, em todo o país acontecem mobilizações através de palestras, caminhadas e panfletagem, falando sobre o tema, a fim de orientar a comunidade de modo geral para que não venha se calar diante de uma suspeita. “Quem sabe de algum caso e não denuncia, também é culpado pelo abuso. Saber que uma criança sofre abuso e não denunciar também é crime”, afirma a psicóloga Dieime Castoldi.

Em casos de suspeita, as denúncias podem ser feitas junto ao Conselho Tutelar ou Disque 100.

Confira as fotos: