14/03/2019 às 15:05

Primeiro LIRAa de 2019 em Paverama aponta índice baixo e não indica a presença do Aedes Aegypti no município

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, através do setor de Vigilância Ambiental, juntamente das Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde, divulgaram o resultado das amostras de larvas de mosquito coletadas durante a realização do 1º LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – que ocorreu entre os dias 11 e 15 de fevereiro.

Na ocasião foram vistoriados os imóveis dos 5 bairros da zona urbana.    Ocorreu também a coleta de larvas, sendo que entre todas as amostras coletadass e enviadas ao laboratório nem uma delas deu positivo em relação ao Aedes Aegypti.

A Agente de Endemias Marilda Bilhar salienta que, mesmo com o ótimo resultado das analises, os trabalhos de visitas aos imóveis e o combate ao vetor continuam.

“É importante informar à população que as Agentes de Endemias continuam visitando os imóveis em busca de possíveis focos. Porém, precisamos é da participação da população, recebendo as Agentes e que os próprios munícipes realizam a vistoria pelo menos uma vez por semana em seus imóveis, sendo eles com ou sem edificações, para que não se tenha criadouros” destacou Marilda.

Orientações sobre riscos à saúde e de como evitar que criadouros do mosquito se proliferem também foram realizadas. “Pede-se aos munícipes que colaboram, pois a prevenção é a melhor maneira de promover a saúde da população de maneira geral e independente do resultado devemos manter os cuidados diariamente”.

Informações e denúncias podem ser realizadas através do telefone (51) 3761 - 1102.