06/06/2019 às 14:00

Produtores de Paverama visitam a Cooperativa Ecocitrus

Atualmente 5 produtores trabalham com laranjas  em Paverama.

Um grupo de produtores rurais de Paverama através da Emater/Ascas-RS e da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente estiveram visitando a Cooperativa Ecocitrus, em Montenegro.

O intuito da visita foi de mostrar aos produtores uma forma de dar destino a sua produção podendo inclusive ser associado da Ecocitrus e desfrutar de todas as vantagens ofertadas.

Outro local que os paveramenses puderam conhecer foi à agroindústria de sucos da Cooperativa. Atualmente 5 produtores trabalham com laranjas  em Paverama, com essa visita outros agricultores já se mostraram interessados em empreender nesta área.

O extensionista da Emater/Ascar-RS de Paverama, Aldacir Pretto enfatiza que é uma forma dos produtores ter mais uma renda, mantendo as atividades que já desenvolvem. “O citrus é uma forma do agricultor ter mais uma renda sem se desgastar tanto, ao contrário da atividade florestal, onde o produtor leva em torno de seis anos para obter a colheita, na citricultura a renda é anual" disse.

O Secretário Municipal da Agricutura e Meio Ambiente Dalvan de Souza enfatiza a importância de incentivar os produtores a investirem em suas propriedades. " Essa visita é uma forma de mostrarmos aos produtores que é possível conseguir novas rendas dentro de sua própria propriedade" destacou Souza.

Na oportunidade puderam visitar também a usina de compostagem da Cooperativa e a produção de biogás. Sendo que o composta é disponibilizado de forma gratuita para os produtores associados.