Programa vem sendo desenvolvido no município desde meados de 2017.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está sendo desenvolvido em Paverama desde meados de 2017. Com dois anos de realização, diversas famílias e escolas da Rede Municipal vem recebendo os produtos oriundos da agricultura paveramense, conforme é o intuito deste programa do Governo Federal, que tem como finalidade básica promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional atendidas pela rede sócio-assistencial.

Atualmente cerca de 10 produtores participam do programa em Paverama, ofertando uma grande diversidade de produtos, como;laranja, raiz de mandioca, batata doce, banana, chuchu, feijão, agrião, couve chinesa, tempero verde, repolho, mel de abelha, suco integrais de frutas, abacate, couve, espinafre, moranga cabotiá, couve manteiga, brócolis, milho verde entre outros.

De acordo com o coordenador do PAA em Paverama, Alex Jonas Warken, o Cocota, o programa também fortalece a rede de comercialização e incentiva hábitos alimentares saudáveis.

Cocota destaca que esse é um trabalho realizado por várias pessoas e as entregas dos alimentos são o resultado de muito esforço da Administração Municipal e da Emater, e o resultado do trabalho está sendo recompensado.

A Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social de Paverama, Sandra S. Lorenzetti Roloff destaca que este trabalho valoriza diversas áreas do município. “O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA incentiva o produtor rural para produzir ao mesmo tempo em que beneficia Escolas de Ensino Fundamental e Infantil e famílias em situação de pobreza do município de Paverama. A seleção das famílias é feita pela equipe técnica do CRAS através de entrevistas e avaliações e geralmente são famílias já acompanhadas pelo serviço de assistência social. A entrega também é feita pela equipe do CRAS. Desde o ano passado estamos recebendo esses alimentos que são de ótima qualidade e estamos bem felizes com os resultados, pois estão beneficiando quem mais precisa” disse.

O PAA é desenvolvido em Paverama por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, através do Centro de Referência em Assistência Social, Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura e Emater.

Data de publicação: 11/07/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa