Agentes de Combate a Endemias desenvolve ações no Dia D de combate ao Aedes Aegypti

A sexta-feira, dia 30 de novembro foi marcada pelo Dia D de Combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o vírus da zika. Em Paverama, as ações são conduzidas pela Secretaria Municipal da Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde, que corresponde as Agentes de Combate a Endemias.

Na manhã e tarde de sexta-feira, foram trabalhadas ações de conscientização, fazendo entrega de panfletos nas escolas e comunidade em geral. A atividade visa à conscientização dos munícipes que a melhor forma para evitar a proliferação do mosquito é não deixar o acúmulo de água em vasilhames, pneus, vasos entre outros tipos de reservatórios de água.

Durante o ano várias ações foram desenvolvidas, como por exemplo a limpeza de vasos nos cemitérios, visitas a grupos, campanhas de coleta de possíveis reservatórios de água, como pneus, entre outros.

O trabalho é realizado durante todo o ano, embora nos meses de dezembro e janeiro, em função das condições climáticas são mais propícios para a proliferação do mosquito. Dados do ministério do início do ano até 10 de novembro apontam queda em duas das três doenças transmitidas pelo Aedes no País. Foram registrados 228.042 casos de dengue neste ano e, no mesmo período do ano passado, foram 226.675. O número de óbitos apresentou queda, passando de 173 mortes (2017) para 136 (2018).

Dúvidas ou denúncias podem ser feitas pelo fone (51) 3761 1102 ou direto no Departamento de Vigilância em Saúde, na Rua 4 de Julho, nº 7098.

Fotos: Agente de Endemias Camila Quadros fazendo entrega de panfletos nas escolas.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

(51)3761-1044/(51)9692-4103.

Data de publicação: 06/12/2018