Prefeito, vice e vereadores acompanharam as explanações da Secretária Municipal da Saúde, Viviane Altenhofen.

Secretaria da Saúde apresenta números da pasta para autoridades municipais

Na última segunda-feira, dia 26, a Secretária Municipal da Saúde e Assistência Social, Viviane Altenhofen, esteve em reunião com os vereadores para fazer uma prestação de contas da pasta.

Essa reunião foi motivada em razão de algumas medidas tomadas pela Secretaria para contensão de despesas, tendo e vista os atrasos nos repasses Estaduais. A reunião foi no auditório do Centro Administrativo onde a gestora pode expor em números o ano de 2018 da secretaria.

O Prefeito Vanderlei Markus, o Vice-Prefeito Elemar Rui Dickel, o contador Eloy Magalhães, o responsável pelo setor de Controle Interno Tiago Oliveira, e o assessor jurídico Carli Dickel acompanharam as explanações.

Números:

Na oportunidade, a Secretária apresentou os valores gastos pela pasta no último ano, frisando que os recursos disponíveis estão se tornando cada vez mais insuficientes para atender toda a demanda em saúde do município. Ressaltou, também, que o percentual mínimo a ser investido na saúde, exigido por Lei, que é de 15%, vem se superando nos últimos anos, atualmente representando cerca de 23%. 8% a mais do exigido. Essa situação, associada aos atrasos de repasses, fazem com que o município enfrente diversas dificuldades para manter o pagamento dos serviços básicos e isso faz com que a gestão tenha que diminuir alguns serviços para tornar possível o fechamento das contas anuais.

Nos últimos cinco meses a Secretaria Municipal da Saúde registrou mais de 10 mil atendimentos médicos e mais de quatro mil atendimentos da equipe de enfermagem, totalizando mais de 15 mil atendimentos, o que representa uma média mensal de mais de três mil atendimentos.

Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde presta mais de 140 atendimentos por dia. Além disso, existem também as despesas com os transportes, sendo que, em média, 700 pessoas por mês são transportadas pelos veículos da Secretaria Municipal da Saúde para consultas especializadas em outras cidades.

Viviane frisou ainda, que todas as medidas de contensão de gastos estão sendo analisadas de maneira a causar menores impactos à comunidade e pede a compreensão dos todos os munícipes.

“Todo o nosso Estado está enfrentando muitas dificuldades financeiras, com o nosso município não é diferente, mas estamos trabalhando para mantermos os serviços básicos em funcionamento e garantirmos o acesso da população” enfatizou.

A reunião foi convocada a pedido dos vereadores através de requerimento. Estiveram presentes os vereadores Luciara Silva, Cenilda Cassol, Jocemar Bizarro de Vargas, Luiz Ricardo Kochem, Vanderlea Machado da Silva e Solferino Alves da Silva.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

(51)3761-1044/(51)9692-4103.

Data de publicação: 29/11/2018