No início do mês de março completou um ano da implantação do sistema de Agendamento de Consultas no Posto de Saúde de Paverama. Desde o início da atual Gestão sempre se deu ênfase a saúde municipal, segundo aEmenda Constitucional 29, do ano 2000, os municípios devem investir 15% da sua receita na área da saúde, em Paverama, nos últimos dois anos foram investidos por ano, em média, 10 % a mais do que o previsto na Emenda 29, o que comprova o quanto a atual gestão vem trabalhando com afinco para dar mais qualidade de vida aos munícipes.

Desde que foi implantado, o agendamento é responsável por auxiliar na efetividade das consultas no Posto de Saúde.

No início do mês de março completou um ano da implantação do sistema de Agendamento de Consultas no Posto de Saúde de Paverama. Desde o início da atual Gestão sempre se deu ênfase a saúde municipal, segundo a Emenda Constitucional 29, do ano 2000, os municípios devem investir 15% da sua receita na área da saúde, em Paverama, nos últimos dois anos foram investidos por ano, em média, 10 % a mais do que o previsto na Emenda 29, o que comprova o quanto a atual gestão vem trabalhando com afinco para dar mais qualidade de vida aos munícipes.

Investimento da receita do município nos últimos dois anos na área da saúde:

2014 – 24,32%

2015 – 26,32%

O agendamento é uma maneira de diminuir o tempo de espera pelo atendimento e facilitar o fluxo. Sempre há pelo menos um médico que fica fora da agenda para atender a demanda do dia, ou seja, os casos que precisam ser atendidos no momento. Os demais casos são agendados para possibilitar que a pessoa se dirija ao posto somente perto da hora do seu atendimento.

A Secretária Municipal da Saúde, Vanderlea Machado da Silva mostrou-se satisfeita com o resultado do sistema de agendamento, “essa é uma maneira de conseguirmos nos organizar e também conseguir facilitar para as pessoas. Grande parte das consultas médicas que atendemos pode ser programada, é importante todos saberem que as consultas liberadas no dia devem ser deixadas para quem necessita naquele momento” concluiu.

“Às vezes, algumas pessoas se deslocam para o Posto de Saúde antes mesmo de abrirmos, com o intuito de ser o primeiro a ser atendido, porém, nós trabalhamos com acolhimento, com classificação de risco. É extremamente importante as pessoas saberem disso. Não é o momento que a pessoa chega no Posto que vai definir a hora da consulta, o que define é o motivo pelo qual a pessoa precisa de atendimento, a gravidade dos casos vai definir a ordem de consulta. Se a pessoa não gosta de esperar e quer vir consultar e ser logo atendida, devem agendar a sua consulta” enfatizou a gestora da Pasta da Saúde paveramense.

O Agendamento de Consultas tem início nas sextas-feiras à tarde, a partir das 13h, podendo se estender por mais dias da semana conforme tiverem vagas disponíveis. Os horários agendados são para no máximo 15 dias a frente. As Equipes de Saúde da Família – ESF são responsáveis pelo atendimento do agendamento.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

(51)3761-1044/(51)9692-4103.

Data de publicação: 11/03/2016