A Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual tem como foco a temática da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na última quarta-feira, aconteceu em Porto Alegre, no Ministério Público-RS, a Jornada de estudos sobre o abuso sexual. O evento é promovido anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA-UFRGS) em adesão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio). Estiveram buscando informações e representando Paverama a Assistente Social e Presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e adolescente (COMDICA) Sandra Lorenzetti, Vice- presidente do COMDICA e Fonoaudióloga Gisele Rezende, a Assistente Social Mariné Fruhauf e a psicóloga Dieme Castoldi.

O evento iniciou as 09h00min da manhã e se estendeu até as 17h00min com palestras e mesas-redondas com temáticas diversas, mas todas voltadas para o abuso sexual. A Assistente Social e presidente do COMDICA Sandra Lorenzetti destaca a relevância do evento e do aprendizado que ele proporciona; “É importante nos manter num constante aprendizado através de experiências que podem ser comuns, pois o abuso sexual acontece infelizmente em todo o lugar, e em nosso município não é diferente, ocorrendo com todas as faixas etárias e classes sociais. Precisamos, como poder publico ter estratégias e instrumentos para assegurar, juntamente com outros órgãos responsáveis a proteção desta vitima, ou ainda, buscar a prevenção destas situações”.

Destacou também que alguns dos pontos relevantes como forma de orientação para os pais e responsáveis é que não permitam que seus filhos menores de idade usem a internet à noite, principalmente sites de relacionamento aonde são públicos fáceis para possíveis aliciadores. Na maioria dos casos o abusador é alguém que possui um vinculo familiar, ou afetivo com a família, e usa da confiança que possui para abusar, explorar ou estuprar, fazendo, além disso, ameaças para que o abusado não conte isso a ninguém.

“Pais, escola, poder publico e sociedade em geral devem estar atentos a este crime para que possamos agir na prevenção e/ou atendimento a estas situações, afirmou Sandra Lorenzetti, Presidente do COMDICA e Assistente Social de Paverama.

A Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual tem como foco a temática da exploração sexual de crianças e adolescentes. A exploração sexual inclui o abuso sexual, as diversas formas de prostituição, o tráfico e venda de pessoas, todo tipo de intermediação e lucro com base na oferta/demanda de serviços sexuais das pessoas, turismo sexual e pornografia infantil.

Jeison Lauri da Rosa - Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 22/05/2014

Compartilhe!