O objetivo da reunião era ouvir do Hospital como foram os primeiros trinta dias de atendimento a população Paveramense.

Procurando levar mais qualidade na saúde municipal, o Vice-prefeito de Paverama, Edgar Hélio Hauenstein, juntamente com o Secretário da Saúde, Fabiano Merence Brandão, participou de uma reunião com o diretor executivo do Hospital Ouro Branco, André Emílio Laggeman, na sede do próprio HOB na manhã de quinta-feira (06).

O objetivo era ouvir do Hospital como foram os primeiros trinta dias de atendimento a população Paveramense, quantas consultas haviam sido feitas, horários, valores, reclamações, ou seja, tudo que se refere ao município em relação à saúde durante o mês de janeiro.

O diretor executivo do Hospital Ouro Branco, André Emilio Laggeman, destacou o aumento da demanda de consultas no mês de janeiro; “Tivemos um aumento de 13 % em janeiro, mas não dá pra dizer que é só em função de Paverama, tivemos a Copa Adidas, que tinham inúmeros atletas, que em função de calor, alimentação e lesões também vieram para HOB, teve férias de médicos nos postos de Teutônia, tudo isso influenciou nesse aumento. Afirmou Laggeman.

O município de Paverama registrou 223 atendimentos em janeiro, sendo que no sistema de triagem foram classificados como 1 VERMELHO, 68 AMARELO, 123 VERDE e 31 AZUL.

ENTENDA O SISTEMA DE TRIAGEM:

VERMELHO: Alto risco

Caracterizado por situações clinicas de emergência, com risco iminente de morte, que necessitam de atendimento imediato independente da ordem de chegada.

AMARELO: Risco médio

Caracterizado por situações clinicas que necessitam de atendimento prioritário.

VERDE: Risco baixo

Caracterizado por situações clinicas com alterações dos sinais vitais, mas que não necessitam de atendimento urgente. A prioridade depende da gravidade.

AZUL: Risco muito baixo

Caracterizado pela ausência de alterações nos sinais vitais depende da ordem de chegada.

Segundo o Secretário da Saúde, Fabiano Merence Brandão, ouve um aumento de consultas no posto de saúde, mas nada tão considerável; “Sem o Hospital a demanda aumentou 20 % em Paverama, principalmente as segundas feiras. Quintas e sextas-feiras têm a mesma demanda de antes”. Disse ainda que no mês de janeiro, mesmo com dificuldades pela falta de médico por motivo de férias, o posto não ficou sequer uma hora sem atendimento.

Na reunião foram apresentados também os novos investimentos do Hospital Ouro Branco:

  • O HOB aumentou o horário do segundo médico, ampliando em duas horas, agora são dez horas disponíveis para a população.
  • Serão construídas mais salas de atendimento, já pensando nos meses de inverno, onde aumenta a demanda de consultas.
  • Técnicos em radiologia trabalhavam das 08h00min às 11h30min e das 14h00min às 17h30min. Foi alterado o horário para as 07h30min às 18h30min ininterruptamente, facilitando para os pacientes que precisavam esperar o intervalo do meio dia, podendo agilizar seus exames.
  • Foi adquirida uma torre de vídeo, essencial para a realização de videocirurgias, técnica cirúrgica minimamente invasiva, foi investido no aparelho R$ 200 Mil. A nova torre de vídeo permite a realização de videocirurgias abdominais, por exemplo, para retirada de vesícula biliar, apendicectomia, cirurgia de refluxo gastroesofágico, cirurgias de intestino, correção de hérnias de todos os tipos, laqueadura de trompas, entre outras.

Brandão finalizou avaliando como positivo o primeiro mês de atendimento do HOB para Paverama; “Pode ser considerado como satisfatório, pois entendemos que é um hospital que tem um bom aporte de médicos plantonistas e demais especialistas para bem atender a população. Conta ainda com uma boa estrutura para atender emergências, pois é uma instituição com suporte de bloco cirúrgico e demais exames” Ressaltou Fabiano Merence Brandão, Secretário da Saúde de Paverama.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça aos munícipes que após as 19 horas, quem necessitar de atendimento hospitalar deverá se dirigir ao Hospital Ouro Branco, em Languirú, portando documento com foto e cartão do SUS. Quando houver necessidade de maca, em caso de urgência e emergência, deverá solicitar remoção ao plantão pelo telefone: 95951724

LEMBRANDO que em caso de extrema urgência ligar direto para o SAMU no 192.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 13/02/2014

Compartilhe!