Cumprindo uma promessa de campanha, de levar a Administração para ouvir as comunidades, e com o objetivo de apresentar as atividades, programas e projetos desempenhados pela Administração Municipal ouvindo os anseios dos moradores locais, foi realizada na última sexta-feira, dia 29 de novembro, uma reunião na sede da comunidade de Morro Azul.

Inicialmente o Prefeito Municipal, saudou aos presentes explicando os motivos de estarem naquele momento e começou a sua explanação quanto aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com o setor de Obras.

Primeiramente colocou sobre a situação em que foram encontradas as máquinas e caminhões no inicio do ano e do grande número de pedidos e serviços que estavam acumulados dentro das pastas da Agricultura e Obras.

O Prefeito citou ainda que o começo do trabalho foi apenas com duas retroescavadeiras em dia, sendo que um delas com constantes problemas, que demandou uma grande quantia de valores para reforma e manutenção das mesmas que só foram amenizados após a chegada das duas novas retroescavadeiras.

Salientou que Administração adquiriu recentemente dois tratores novos para auxílio na área da Agricultura. Sugeriu que fosse criado um conselho dos agricultores para coordenar os serviços, uma associação de produtores, onde poderão ser contratados pela mesma dois operadores e uma pessoa para gerenciar.

Na ocasião os presentes conferiram as imagens das aquisições da Administração Municipal até o momento através de imagens projetadas, conquistas estas através dos governos Estadual e Federal, onde foi investido em torno de R$ 400 mil em contrapartidas.

Sobre as estradas, o chefe do executivo relatou como foram encontradas no interior, sendo alguns trechos quase intransitáveis. Lembrou que no início do ano, foi elaborado um cronograma de trabalhos, dando uma prioridade às estradas gerais que ligam o centro até as comunidades.

O Prefeito afirmou que nenhuma estrada ficará fora desse cronograma previamente elaborado, “mais cedo ou mais tarde todas serão feitas”, frisando ainda que a Secretaria de Obras, está trabalhando muito para seguir o cronograma elaborado para realização dos trabalhos e acima de tudo atendendo aos pedidos realizados na própria Secretaria. Destacou a importância de serem feitos os pedidos e no ato devem ser esclarecidos a forma e tempo de serviço que pretendem que seja executado.

O Secretário da Administração e Fazenda, Cássio Machado Reis, destacou em poucas palavras, a forma que foram encontradas as finanças no inicio do ano, principalmente a dificuldade de não ter dinheiro em caixa e com restos a pagar deixados pela administração anterior perfazendo um total de R$ 350.000,00, entre parcelas do convênio com o Hospital São João dos meses de novembro e dezembro de 2012, prestações de maquinários, contas de água e luz, valores estes que foram quitados nos meados de setembro deste ano, e a renegociação da equiparação salarial dos professores, que está sendo pago mensalmente para os professores municipais. Cássio destacou que mesmo começando no vermelho, conseguimos honrar com os compromissos citados, e, além disso, ter os valores das contrapartidas dos veículos e máquinas adquiridos, o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores em junho e ainda conseguimos manter as equipes de trabalho atuando em turno integral, não parando os trabalhos das secretarias no final do ano nos últimos meses.

Aproveitando a ocasião, o Prefeito Municipal, destacou ainda, que está sendo pago o Bônus Agrícola, num valor aproximado de R$ 90 mil, que estão sendo distribuídos aos agricultores conforme a sua produção agrícola, lembrando que quanto mais se produz mais poderá receber de retorno, através da bonificação.

Na sequência, fez uso da palavra o Secretário da Saúde e Assistência Social, Osmar Althaus, que abordou primeiramente sobre os investimentos que são realizados na área da saúde municipal, citando que a lei exige que deve ser investido um percentual de 15% obrigatoriamente, mas que na realidade são investidos em torno de 28% da sua arrecadação, perfazendo um total de 300 mil reais/mês, dizendo ainda que a Saúde é gratuita para a todas as pessoas, mas muito cara para quem executa.

O Secretario Osmar salientou a situação muito crítica que se encontra a Saúde, num modo geral, mas com muito esforço está se conseguindo dar um atendimento digno as pessoas de nossa comunidade.

Quanto à frota de veículos, Althaus disse se sentir feliz por ter recebido até agora dois novos veículos, um microônibus para o transporte de passageiros, um veículo novo que será usado pelo programa ESF e pela própria Secretaria, e ainda a Ambulância Nova que está por chegar em breve e do veículo novo para a Vigilância Sanitária, aquisições estas feitas através de recursos próprios e pelo Governo Estadual, com contrapartidas do Município.

Seguindo seu pronunciamento, abordou sobre os atendimentos nas novas áreas disponibilizadas por esta administração no Posto de Saúde, que é caso da fonoaudióloga e do pediatra, lembrando que também foi firmado novo convênio com as duas clínicas de fisioterapia do Município.

Encerrando, Althaus disse que o Município está pleiteando junto ao Governo Estadual do RS um aparelho de Raio X no valor de R$ 135 mil, sendo R$ 100,000.00 vindos do Governo e R$ 35.000,00 de contrapartida do Município de Paverama.

Fechando seu pronunciamento o Secretário da Saúde garantiu aos presentes que o prédio onde abriga o Hospital São João não fechará.

Antes de encerrar a reunião, houve um bate papo entre os presentes e o Prefeito e Secretários, sendo que a maioria pediu que fosse feito melhorias nos acessos das propriedades, assim como está sendo feito nas estradas gerais. Na ocasião, foi decidido que seria elaborado um cronograma e que as equipes de trabalhos da Secretaria de Obras estariam nas próximas semanas atendendo aos pedidos feitos pelos moradores do Morro Azul.

Data de publicação: 05/12/2013