Com a presença de grande público, foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro, ocorreu I Feira Municipal do Livro de Paverama nas dependências do Ginásio da Comunidade Católica.

Com a presença de grande público, foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro, ocorreu I Feira Municipal do Livro de Paverama nas dependências do Ginásio da Comunidade Católica.

O evento literário teve início às 19 horas com a Abertura dos Espaços Institucionais, com a Mostra Pedagógica, onde os presentes puderam conferir os trabalhos realizados por cada escola do município, e também com livrarias com vários artigos para comercialização.

Seguindo o cronograma na noite, houve a Abertura Oficial da Feira do Livro; com a composição da mesa de autoridades e parceiros do evento, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e após os pronunciamentos.

Inicialmente fez o uso da palavra Lisiane Camargo, representante da Fecomércio/Sesc/RS, entidade parceira na realização do evento, em poucas palavras frisou da importância da Feira, pois através de eventos desta natureza as pessoas aprimoram o seu conhecimento e a cultura. Frisou ainda que todos usufruíssem a feira da melhor maneira possível, que pudessem ler e ir além da imaginação, finalizou agradecendo ao Município pela bela parceria com a Fecomèrcio/RS.

Em seguida, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rosicler Flach, ao fazer o uso da palavra, agradeceu a presença do público, proferiu que a noite era muito especial, porque depois de muito esforço estava sendo realizada a 1ª Feira do Livro em nosso município, destacou que a Educação e Cultura são essenciais na vida das pessoas, para toda a vida da gente. Continuando seu pronunciamento, pediu a presença ao lado da mesa oficial de todas as pessoas ligadas Educação Municipal, desde Diretores, Professores, Atendentes, e Servidores, inclusive os professores da rede estadual, enaltecendo ao trabalho realizado por todos em prol da educação em nosso município, ao finalizar proferiu agradecimentos aos parceiros do evento, e desejando a todos uma excelente feira do livro, e que seja a 1ª página da vida de muitas pessoas.

O Prefeito Municipal, Vanderlei Markus, em seu breve discurso, realizou uma saudação a todas as pessoas presentes, em seguida citou o trabalho realizado em equipe pela SMEC, fazendo uma referência ao ato ocorrido na noite, em que todas as pessoas ligadas à educação foram apresentadas ao público, parabenizando desta forma a Secretária Rosicler e em seu nome toda a classe ligada à Educação pelo envolvimento de todos, e pela união em no desempenho de suas funções. O Prefeito Vanderlei, Também, frisou das dificuldades financeiras em que se encontra o município, mas que com muito empenho a Administração está em busca constante das soluções para o desenvolvimento do município de Paverama, e procurando dar um novo rumo para a educação municipal. Sobre a Feira, o Chefe do Executivo, agradeceu aos patrocinadores/parceiros que colaboraram para que houvesse a viabilidade da realização da I Feira do Livro, evento este que vai ficar marcado na Administração e em especial aos educadores. Finalizando o Prefeito Municipal, desejou uma excelente Feira a toda povo de Paverama e visitantes, afirmando estar muito orgulhoso pelo trabalho realizado.

Após os pronunciamentos, teve a apresentação do Coral ECOS DA INFÂNCIA, que interpretaram algumas canções acompanhadas pela professora de música Alissa Bracht; e fechando os trabalhos da noite, tivemos a apresentação do musical poético “O Labirinto dos Sentimentos” com o Grupo Teatral 2por2; após houve o encerramento da primeira noite de Feira.

ATIVIDADES SEGUIRAM NA SEXTA-FEIRA E NO SÁBADO.

Na sexta-feira, pela manhã, às 8 horas, teve à reabertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra Pedagógica; também contou com a Palestra e após conversação entre a Escritora e Patrona Christina Dias e os Alunos do 1º ao 6º ano Ensino Fundamental sobre a Obra: “O Quadro de Andréia”, na seqüência teve a apresentação da peça Teatral “Quem Escondeu a Floresta” com o Grupo Teatral 2por2; seguido de intervalo para o almoço.

As atividades da tarde recomeçaram com a Reabertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra Pedagógica; os estudantes puderam conferir o espetáculo “Tio Gordo e a Carta Misteriosa” apresentado pelo Grupo Teatral 2por2, também ocorreu o encontro dos alunos das Escolas de Educação Infantil com a Escritora Christina Dias sobre o livro: “Albertina, a Vaca Estradeira”.

Os espaços de Exposição e Mostra Pedagógica continuaram abertos à visitação do público em geral, sem intervalo, sendo que a partir das 19 horas e 30 minutos, começaram as apresentações do Sarau Cultural com o Coral Ecos da Infância, Grupo de Violão, Grupo de Flauta, Paródias do Projeto QUERO NOTA / das Escolas de Paverama, Peça Teatral baseada no Livro “Vida Fora da Gangue” – EEEMPA, e de talentos culturais locais, com o encerramento das atividades às 22 horas.

No dia 26 de Outubro, Sábado, pela parte da manhã, às 8 horas, foi realizada a reabertura dos Espaços Institucionais, Livrarias e Mostra Pedagógica; no meio da manhã o Escritor Pedro Stiehl palestrou para alunos do 7º ano EF ao Ensino Médio sobre a obra: “Vida Fora da Gangue”, houve a encenação do espetáculo Teatral e Musical “Quando Chegar à Hora” com Grupo Teatral 2por2, e por volta do meio-dia ocorreu o encerramento da I FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO DE PAVERAMA.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Secretária Rosicler Flach, “agradece toda população de Paverama e Região que prestigiarem este importante evento, principalmente aos seus colegas da Administração Municipal pelo apoio e confiança nos projetos que foram propostos, da mesma forma agradece ao FECOMÉRCIO/SESC pela parceria e suporte incrível, a Livraria Armazém e sua equipe, e a Equipe do Ônibus Literário, enfim, a cada um que prestigiou o evento, Aproveitou, e que a feira realizada seja a 1ª página de uma história que contemple cada vez mais a leitura e os valores de nossa gente e, que principalmente nos faça ter orgulho de dizer, sou Paveramense”, destacou a Secretária Rosi.

Texto: Luciano da Silva e Silva – Assessoria de Imprensa de Paverama.

Fotos: Luciano da Silva e Silva – AI / SMEC.

Data de publicação: 30/10/2013

Compartilhe!