O grupo dos PCDs “Viver Feliz” de Paverama participou recentemente do reencontro de pessoas com deficiências, familiares e cuidadores, na comunidade de Ferraz, município de Vale do Sol.

O grupo dos PCDs “Viver Feliz” de Paverama participou recentemente do reencontro de pessoas com deficiências, familiares e cuidadores, na comunidade de Ferraz, município de Vale do Sol.

O tema discutido no encontro foi: “Deus diz: tu me pertences. Crês nisso?”, Para falar sobre o tema, o Sínodo convidou Arlete Prochnow, diaconisa na Associação Pella Betânia de Taquari.

Inicialmente a palestrante pediu que todos os participantes sentassem em círculo e formassem pequenos grupos, “não podemos SER, se não nos olharmos nos olhos”,comentou Arlete. Os cerca de 100 participantes moldaram juntos algumas informações. ”Saber- se pertencente a Deus significa ser acolhido pela Comunidade. Este é um espaço que precisa ser buscado, saindo de sua realidade individual na qual vivemos. Participar é sair da zona de conforto e aceitar novos desafios. Participar também dá espaço para TESTEMUNHAR. Testemunhamos que pertencemos a Deus quando convivemos, quando conversamos, quando damos um abraço a pessoas enlutadas, quando vamos ao culto, quando levamos familiares à igreja, quando batizamos, quando mostramos a nossa alegria da fé.

Na comunidade devemos nos olhar olho no olho, pois o amor de Deus se concretiza no amor fraterno que ultrapassa classes e raças. A comunidade é convivência, andar de mãos dadas.

Ao meio dia foi servido um delicioso almoço, no valor simbólico de R$ 8,00.

A tarde começou bastante alegre, com várias dinâmicas, algumas realizadas pela diaconisa do Vale do Taquari e outras realizadas pelo grupo de PCDs de Paverama.

Tivemos também no período da tarde, representantes da empresa “Prato Feito”, de Santa Cruz, que falaram sobre a sua experiência de incluir PCDs como funcionários. Uma das proprietárias, Rosane destacou, “Já temos 13 pessoas com deficiência na nossa empresa, com renumeração. E o mais importante é quem trabalha na empresa Prato Feito ou em outra, recebe duas vezes”. O Beneficio da Assistência Social e um salário pelo trabalho na empresa. Não perde por um período de dois anos enquanto está trabalhando. Isso também serve de garantia se a pessoa não for efetivada no trabalho.

No espaço das manifestações livres, várias pessoas reinvindicaram a adaptação dos espaços físicos das comunidades, órgãos públicos e calçadas para os PCDs.

A acessibilidade continua sendo um dos principais entraves para a livre circulação e participação. P. Carlos Wendland, pastor da Comunidade de Ferraz, disse que isto é um processo lento e que exige a participação ativa dos PCDs.

A diácona Marliza Schwingel, da coordenação intersinodal da diaconia, manifestou sua alegria pelo crescimento do grupo nestes últimos 10 anos. “Nos primeiros encontros, só a coordenação falava. Hoje temos que ordenar as falas, pois todos querem participar”. O encontro foi encerrado às 16 horas, com o pedido que Deus acompanhe a vida de cada um.

Texto e foto: Rosani Pedrussi – coordenadora do grupo dos PCDs.

Data de publicação: 02/10/2013

Compartilhe!