Campanha sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea A secretaria está mobilizando pessoas para irem ao Hemocentro em Porto Alegre para fazer o exame de compatibilidade.

Campanha sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea

Buscando auxiliar a jovem paveramense Jaqueline Kolling Borges, de 21 anos, na busca de um doador de medula óssea, a Prefeitura Municipal de Paverama através da Secretaria Municipal da Saúde está organizando uma campanha incentivando que as pessoas façam o exame de compatibilidade.

Interessados devem se inscrever através de listas que estão disponíveis na recepção da Prefeitura e no Posto de Saúde. Nesta segunda-feira, dia 29, 15 pessoas foram a Porto Alegre no Hemocentro fazerem o exame.

O processo de doação para saber a compatibilidade é bem simples. É feita a retirada de uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade. O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

Uma das dificuldades é que o exame só pode ser realizado de segunda a sexta-feira, para isso a Secretaria da Saúde está organizando as viagens a capital conforme a disponibilidade das pessoas.

Engajados na corrente de solidariedade, algumas empresas estão se colocando a disposição para doar viagens para o Hemocentro, em Porto Alegre. No dia 6 de agosto, uma van da TransTur Segredo contratada pelo Supermercado Frederico irá para a Capital. Com mesmo destino e no mesmo dia a Santos Tur levará os doadores, por conta da própria empresa de transportes. No dia 9 de agosto a Maguitur – Viagens e Turismmo levará mais pessoas para a realização do exame de compatibilidade.

Interessados devem colocar seu nome na lista que está disponibilizada em dois locais; No Posto de Saúde ou na recepção da Prefeitura Municipal de Paverama.

A Supervisora da Saúde, Michele Caroline de Vargas, destaca que o foco é auxiliar a jovem Jaqueline e também mostrar a importância da doação de medula. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance e pedimos que os donos de empresas de transportes que gostaríamos de auxílio, pois quanto mais veículos a disposição, poderemos levar mais pessoas para fazer o exame de compatibilidade e assim ajudar a salvar vidas” destacou.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Fonte: Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Co

Data de publicação: 31/07/2019