Atividades já estão sendo elaboradas para execução durante o mês de setembro.

Secretaria Municipal da Saúde prepara o Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Paverama através da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social  já está trabalhando na organização e preparação de ações do Setembro Amarelo, com uma campanha de prevenção ao suicídio.

O serviço de Saúde Mental da Unidade Básica de Saúde de Paverama vem realizando esta campanha desde 2016, e desde então, já foram realizadas palestras nas comunidades e nas escolas, oficinas para as equipes de Saúde da Família.

Atualmente o serviço de Saúde Mental engloba o serviço de Psicologia e os profissionais das Equipes de Saúde da Família, que acompanham pacientes com depressão e riscos de violência auto provocada. Existem 2 grupos de saúde mental em funcionamento. Neste mês de agosto, serão realizadas três palestras sobre depressão e suicídio para o grupo da nutricionista Karla Patrícia Bilhar, que acontecerão nas comunidades do Morro Azul, Fazenda São José e Bom Jardim.

“A depressão é uma doença que acomete a todas as faixas etárias. A pessoa quando expressa que não quer mais existir, pode parecer que é pra chamar a atenção, mas ela está pedindo ajuda. Mudanças repentinas de comportamento, como o isolamento, a perda de prazer e interesse em atividades rotineiras, a fuga para as drogas e para a bebida alcoólica, a baixa autoestima, como a auto recriminação, a desvalorização de si mesmo, são sinais de que algo está atormentando a pessoa. A depressão crônica faz com que a pessoa perca a capacidade de pensar e refletir sobre a sua vida, e isto é um importante fator de risco. De cada 100 pessoas, 17 pessoas tem pensamento em se matar, 5 pessoas fazem planos, 3 pessoas tentam (vai para o ato). Isto quer dizer que é dever de todos estenderem as mãos ao outro, escutarem o seu sofrimento, e encaminharem aos profissionais de saúde” destaca o Psicologo da Unidade Básica de Saúde de Paverama, Henrique Weber.

Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção do Suicídio:

O dia 10 de Setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e este mês é conhecido como Setembro Amarelo, em que campanhas de saúde são mobilizadas em todo o país, chamando a atenção da sociedade e do Poder Público para uma epidemia mundial.
Os dados são muito preocupantes e o problema é velado. Infelizmente, o RS é o estado que tem o maior índice de todo país. São 10 mortes/100.000 habitantes (a média brasileira é de 5 por 100.000).

Fonte: Assessoria de Impresa - Prefeitura de Paverama

Data de publicação: 12/08/2019