Problemas ocorreram em 4 pontos distintos, e foi necessária uma retroescavadeira para auxiliar nos concertos

O Departamento Municipal de Água de Paverama teve um final de semana agitado e de muito trabalho, isso porque, a rede de água teve problemas em 4 pontos, o que ocasionou a falta de água na sexta-feira (16) e no sábado (17).

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira (16), ocorreram 2 problemas simultâneos. O primeiro, localizado ao lado do Bar do Eli, próximo ao Atelier do Pedrinho, que deixou o abastecimento interrompido das 8h ás 10h da manhã. Após isso, um outro problema ocorreu ao lado da Igreja Assembleia de Deus no Morro Bonito. Este concerto, deixou praticamente todos os consumidores do Bairro Morro Bonito sem abastecimento de água das 10h ás 14h.

SÁBADO

No sábado (17), ocorreram problemas distintos. Um acidente ocorrido na madrugada de sexta-feira (16), ocasionou o enfraquecimento da água próximo a Rádio Paverama FM. Um caminhão se chocou contra um poste da RGE, e para realizar o concerto e a troca do poste quebrado, os funcionários da RGE ao furarem o local, perfuraram o cano da rede de água, o que ocasionou a falta dela das 6h ás 10h. Também no sábado (17), a rede que já havia dado problema na terça-feira (13), novamente foi danificada, ocasionando uma nova interrupção por quase 4 horas.

O QUE DIZ O DEMAP

O responsável pelo Demap, Ederson Borba, explicou que em diferentes situações, a solução do problema acaba sendo a mesma, desligar as bombas, para realizar a manutenção, “Toda vez que formos trabalhar na rede, não temos escolha, a não ser desligar as bombas para realizar a manutenção. Não é bom para ninguém. Na terça-feira (13), feriado do município, estourou a rede com canos de 60mm em baixo de uma garagem. Sabemos que as construções ocorreram um bom tempo depois de instaladas as redes, mas são problemas que podemos enfrentar por um bom tempo”, explicou.

Ederson, explicou que a mesma rede que estragou na terça-feira (13), feriado municipal, estragou novamente no sábado (17), em outro ponto, mas no mesmo local, “O problema de terça-feira, voltou a ocorrer no sábado, e novamente desligamos a rede para realizar o concerto. Há 8 anos atrás fizemos um levantamento para saber que valor seria gasto para conseguir modificar as redes principais, e coloca-las ao lado do asfalto, tirando de baixo das casas que foram construídas após as instalações, na época o valor necessário era 2 milhões de reais. Quando ocorrem estes problemas em baixo das residências, o mais dificultoso é encontrar o problema, a solução, por vezes é simples, que é desviar o encanamento, fazendo ele passar na frente da casa novamente”.

De acordo com o Demap, existe uma programação para problemas existentes. “São mais de 500 km de estradas de chão em Paverama, e para conseguirmos resolver todos os problemas precisamos nos organizar. Por vezes, as pessoas não entendem quando levamos 3, 4 dias para resolver algum problema que nos foi informado. Mas antes daquele problema, já temos outros 7 na frente, e tirando quando o problema é na rede geral, que necessita desligar a água, seguimos os nossos planejamentos”, finalizou Ederson.

Data de publicação: 19/04/2021

Créditos: Roger Bauer