“Nós já vínhamos trabalhando com essa possibilidade há mais de 2 semanas. A previsão inicial de todos os prefeitos do Vale do Taquari, é retornar até o dia 3 de maio. Se for possível adiantar este retorno, nós o faremos”, explicou Fabiano.

O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, confirmou na manhã deste sábado (24), que o município está preparado para o retorno as aulas.

“Nós já vínhamos trabalhando com essa possibilidade há mais de 2 semanas. A previsão inicial de todos os prefeitos do Vale do Taquari, é retornar até o dia 3 de maio. Se for possível adiantar este retorno, nós o faremos”, detalhou.

De acordo com a Administração Municipal de Paverama, a ideia é iniciar o contato com os pais dos alunos da Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental assim que a data do retorno for confirmada.

O prefeito destacou que a vontade era retornar as aulas presenciais já na segunda-feira (26), mas que a Secretaria de Educação, precisa de um prazo maior, para que os chamamentos dos profissionais que atuarão em Paverama seja feito dentro da legalidade, “Temos algumas pessoas que devem ser chamadas para suprir lugares de profissionais que estarão afastados por estarem no grupo de risco. Eu, como administrador, não poderia ter chamado estes profissionais e começado a pagar salários, se não era necessário eles atuarem. Agora, precisamos de no máximo 7 dias para nos organizarmos e dar o ponta pé inicial no ano letivo presencial”, destacou.

O prefeito ainda complementou, “Tivemos 4 meses para nos organizar, e devemos isso a todos os pais trabalhadores, que estão tendo que se virar com as crianças em casa, seja pagando alguém para ficar com elas, ou deixando aos cuidados dos avós ou vizinhos. Eu me coloco no lugar de cada um, e como prefeito, tenho o dever de tentar dar as melhores condições possíveis para que a população possa sair para trabalhar com a cabeça tranquila”, destacou, Fabiano.

Pede-se a todos os pais que aguardem o contato dos diretores de cada um dos educandários, para que se entenda de que forma se dará este retorno.

Uma live na página da Prefeitura Municipal de Paverama, deverá ocorrer na próxima semana, para que todos os pontos sejam esclarecidos pelo Secretário Municipal da Educação, Flávio Nirceu Jung e pelo prefeito Fabiano Merence Brandão.

O RETORNO É OBRIGATÓRIO?

Não. Segundo o governo do estado e o governo municipal, a ideia é garantir o direito à educação de crianças mais vulneráveis, daquelas com pais que voltaram ao trabalho presencial e demais interessados.

INFORMAÇÃO FALSA

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) divulgou, na manhã deste sábado, uma nota esclarecendo que é falsa a informação de que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) teria mantido a suspensão das aulas no Estado mesmo após a publicação do novo decreto.

No decreto nº 55.852, o governo estadual autoriza a retomada das atividades presenciais na Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental nas cidades em bandeira preta que estiverem registradas no sistema de cogestão.

Segundo a PGE, foi enviado, nessa sexta-feira, uma petição dirigida ao relator do recurso no âmbito do TJRS, o desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira, informando sobre a publicação do decreto nº 55.852.

Conforme as decisões, o Poder Executivo segue tendo plena autonomia para a edição das normas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, sempre que presentes os fundamentos científicos necessários para justificar as mudanças. A decisão do desembargador relator reafirma a autonomia, razão pela qual está equivocada a interpretação que tem circulado de que as aulas seguiram suspensas.

O decreto nº 55.852 segue vigente e autoriza a volta às aulas nas regiões do Estado que apliquem as regras da cogestão.

Data de publicação: 24/04/2021

Créditos: Roger Bauer