A falta de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, fez com que a Secretaria de Saúde reagenda-se algumas vacinações da 2ª dose. Não há problema nesta situação, e não é recomendado tomar a 1ª e 2ª dose de vacinas diferentes

A falta das vacinas produzidas pelo Butantan e que representam 70% de todas as aplicações no Rio Grande do Sul, é o fator que diminuiu a aceleração da vacinação em Paverama.

Este, não é um entrave somente do Rio Grande do Sul, mas também em outros Estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Com a escassez da 2º dose da vacina Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde precisou desmarcar alguns pacientes momentaneamente, mas, assim que receber a nova remessa, irá entrar em contato para remarcar os mesmos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, é importante explicar que também está sendo aguardada a liberação da vacina para pacientes com comorbidades.

"Sabíamos que mais pra frente poderia faltar a vacina, e por isso, sempre trabalhamos passo a passo. Tudo está no planejamento, e devemos receber mais vacinas Coronavac na semana que vem, o que vai suprir a necessidade da aplicação da 2ª dose", explicou a Secretária de Saúde, Elisandra Favin de Oliveira.

Tomar a segunda dose alguns dias após o recomendado não reduz a eficácia da vacina, apenas, atrasa o momento em que o imunizante fornecerá a proteção esperada. O real prejuízo, será se a população simplesmente não buscar a injeção de reforço.

No atual momento, a Secretaria de Saúde de Paverama, está vacinando cuidadores de idosos, (que precisam comprovar serem cuidadores através de carteira de trabalho assinada, ou uma declaração por escrito da família). A faixa etária de vacinação é para idosos acima de 60 anos de idade. Quem estiver neste enquadramento, deve entrar em contato com o Posto de Saúde pelo 3761 1113.

Paverama, imunizou 21% da população até esta quinta-feira 29 de abril.

Nesta sexta-feira (30), o município deverá receber mais doses das vacinas contra o Covid-19, mas, ainda não se tem o conhecimento de qual vacina, e nem a quantia que será destinada ao município.

Data de publicação: 29/04/2021

Créditos: Roger Bauer