Organizada pela Associação dos Moradores da Cabriúva, com apoio da Administração Municipal, comércio de Paverama e apoiadores voluntários, a 11ª Carreteada e Cavalgada foi realizada no último final de semana na sede da Comunidade Católica Santo Antônio.

O desfile foi realizado na manhã do sábado e contou com a presença de 93 carreteiros e 56 cavaleiros que percorreram aproximadamente 3 quilômetros nas estradas da localidade, resgatando a tradição, que em anos passados, era o principal meio de transporte da produção do Rio Grande do Sul.

O Presidente da Associação dos Moradores de Cabriúva, Dionatas Lopes, explicou que os dois últimos anos foram muito difíceis para a comunidade por conta da pandemia de Covid-19, e por isso, neste ano, a divulgação do evento não foi tão grande, justamente para não aglomerar muita gente, “Foi muito triste para nós não poder ver este movimento de famílias e animais durante esses dois anos que se passaram. Entretanto, a expectativa em poder realizar o evento esse ano era grande, e com a participação de todos o evento foi um sucesso. Em nome da diretoria da Associação Dos Moradores de Cabriúva quero agradecer a todos os que fizeram questão de estar presentes na 11° Carreteada e Cavalgada, aos carreteiros e cavaleiros que desfilaram e a cada pessoa que de alguma forma contribui para que o evento fosse realizado”, destacou.

Na programação do evento, houve apresentações artísticas locais, janta de confraternização, e até mesmo a apresentação do contador de histórias, Vilson Véio, de Taquari. No sábado, após o desfile, ocorreu o tradicional almoço com churrasco e a tarde animada festa musical. Uma equipe de filmagem e fotos registrou todos os momentos e forneceu aos participantes interessados em adquirir o material histórico.

O prefeito Fabiano Merence Brandão prestigiou os dois dias de festividades, acompanhado de vereadores e secretários municipais. Entre as autoridades presentes no evento, além do prefeito de Paverama, estiveram presentes, o prefeito de Tabaí, Arsênio Cardoso, o ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen e a Deputada Estadual, Fran Somensi.

Data de publicação: 08/03/2022

Créditos: Roger Cristiano Bauer