Crise causada pela pandemia do COVID-19, guerra entre Rússia e Ucrânia e alta demanda por medicamentos são alguns dos motivos da falta de medicamentos em todo o Brasil.

Muitas pessoas que vão até a farmácia do Posto de Saúde e deparam com a falta de alguns medicamentos, em função do desabastecimento que afeta não somente nosso município, assim como todo o Brasil. Quando chega o frio, chegam junto as doenças respiratórias, causando um aumento considerável no Posto de Saúde e, consequentemente, aumento na distribuição de medicamentos para os pacientes.
Conforme a farmacêutica da Secretaria da Saúde de Paverama, Camila Prevedello, a alta demanda por medicamentos, a falta de matéria prima em função da pandemia do COVID-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia são os principais motivos por faltar medicamentos não só em Paverama, assim como em todo o Brasil. “Na nossa lista estão faltando 7 tipos de medicamentos, dentre eles a Amoxilina e o Diazepan. No Brasil são 184 medicamentos em falta. “Tem municípios que estão dois, três meses sem medicamentos. Fazemos encomendas todas as semanas e recebemos alguma coisa de medicamentos nas sextas-feiras. Até a segunda quinzena de julho alguns medicamentos que estão em falta começarão a chegar”, comentou Camila, resumindo a situação em nosso município.
A principal causa do desabastecimento no país é a falta de insumo farmacêutico ativo (IFA), o principal ingrediente de um remédio. O Brasil produz apenas 5% do IFA utilizado no território nacional. O restante é importado, sendo 68% proveniente da China.
Piorando a situação, há ainda o aumento da demanda por diversos medicamentos, sendo o COVID-19 e suas sequelas aumentaram o consumo de determinados itens, além da mudança de estação, trazendo receio e medo da população em contrair o vírus, fazendo com que as pessoas procurem fazer o tratamento corretamente, evitando se contaminar com o Sars-CoV-2, além de doenças respiratórias, comuns nessa época do ano.

Data de publicação: 07/07/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação