Na tarde desta segunda-feira equipe do Posto de Saúde de Paverama realizou vacinação para crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias na EMEI Pró Infância, do Centro

Na tarde desta segunda-feira equipe do Posto de Saúde de Paverama realizou vacinação para crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias na EMEI Pró Infância, do Centro, através do Programa Saúde na Escola (PSE). Essa ação vem a ajudar os pais, sem terem a necessidade de virem até o Posto de Saúde para trazerem seus filhos para receber a vacina, sendo que muitas famílias moram no interior do município. A vacinação teve o acompanhamento das técnicas de enfermagem Michele Vargas e Graziele Aparecida Mularczek, além de contar com a colaboração da agente de saúde Maria Isabel que se fantasiou de palhacinha para entreter as crianças. Foram realizadas a vacina da campanha VOP (poliomielite) e vacina Influenza. Também foi mandado um lembrete aos pais sobre a campanha do COVID para as crianças acima dos 03 anos.

Cada criança recebeu um documento para os pais autorizarem a vacinação. A Secretaria de Saúde informa que os pais devem comunicar em caso de não quererem que seus filhos recebam a vacina ou se eles mesmo irão levar até o Posto de Saúde, escrevendo no verso do documento.

A Secretaria da Saúde ressalta que é, segundo o Artigo 227 da Constituição Federal, a proteção de crianças e adolescentes é DEVER do Estado. Sendo assim, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, entre eles a saúde e a convivência familiar, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A Secretaria da Saúde lembra que é um direito da criança receber a vacina, previsto no artigo 14 do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, não ficando sujeito ao que os adultos pensam sobre esse ou aquele imunizante, e que é “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 29/08/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!