Foram coletados 11 amostras de larvas encontradas no município durante as ações

Durante esta semana foi realizado o trabalho do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti em Paverama, onde as agentes percorreram o Centro, Cidade Baixa, Morro Bonito, Fazenda São José e Posses, onde visitaram imóveis na zona urbana do município. Com este trabalho de campo, as equipes vistoriaram as residências, verificando a existência de locais com água parada e também orientando as famílias.

Durante as visitas as agentes encontraram focos de larvas de mosquito, na qual colheram as amostras e encaminharam para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde será encaminhado para o LACEN, para ser identificado qual o tipo de larva de mosquito que foi encontrado.

As agentes alertam todos os moradores destes bairros, principalmente moradores do CENTRO, onde foram encontrados muitos vetores em locais onde teve água parada da chuva e não teve atenção necessária para evitar o surgimento de larvas de mosquito. Foram recolhidos 11 amostras em tubitos e enviado ao laboratório para análises.

As agentes ainda alertam que os locais onde foram encontrados água parada, requer mais atenção e ação de moradores em eliminar essa água. Foram vistoriados piscinas e também encontrados larvas, pois muitas delas ainda não foram limpas, sendo um local propício para a proliferação das larvas. Pede-se aos moradores que limpem suas piscinas periodicamente, evitando assim o surgimento de larvas e, consequentemente, mosquitos, podendo ser do Aedes Aegypti.

Esta etapa do LIRAa 2022 contou com os trabalhos das agentes de saúde Simone, Maria Izabel, Márcia, Raquel, Eliana, Ana Lucia e Jéssica e as agentes de endemias Neusa e Camila. Denúncias podem ser realizadas através dos fones 51 3761 1113 ou 51 3761 1284.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 28/10/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!