Aconteceu neste sábado dia 03, o 13° Encontro dos Grupos do Lar do Município.

Aconteceu neste sábado dia 03, o 13° Encontro dos Grupos do Lar do Município. Realizado pela Emater e Grupo do Lar Fraternidade, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura e também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destaque para o tema deste ano:  Autocuidado Feminino.

Evento dedicado as mulheres participantes dos Grupos do Lar, este ano foi aberto a todas as mulheres que quisessem participar, tanto da área urbana quanto rural, e cerca de 115 mulheres se fizeram presente no evento que teve por local o Salão da Comunidade Evangélica.

A programação teve início às 9:00 com um gostoso café seguido dos pronunciamentos.  A palestra principal foi ministrada pela Médica Psiquiatra Doutora Michele Valent que trouxe o tema Saúde Mental das Mulheres Rurais. Em seguida uma Roda de Conversa com Ana Cândida Jordani Barth e Elizangela Mainardi Rosso Teixeira falando sobre o Autocuidado Feminino.

Pela tarde aconteceram as Oficinas de Terapias Alternativas de Reiki com Sileria Follmer, Florais de Saint German com Susan Schneider do Espaço Pontinho de Luz, Óleos Essenciais com Cristiane Pereira da Do Terra, Escalda – Pés com Emater e Educação Financeira com Sicredi.

Durante toda a programação, tivemos a participação do Horto Cultivando Saúde com as agentes comunitárias trazendo informações do uso das plantas bioativas para nossa saúde.

“Desde o início deste ano, nós do escritório municipal nos desafiamos a promover um evento que trouxesse assuntos relacionados a saúde e o bem-estar da mulher, a promoção do autocuidado feminino que a princípio, significa ter hábitos, atitudes e comportamentos voltados para a nossa saúde física e emocional. E naturalmente este conjunto impacta na nossa autoestima. Promovem os três pilares do autocuidado: corpo, mente e o estado de espírito. É justamente isso que o autocuidado feminino prega — olhar para si, amar-se e estar bem consigo mesma. E sabemos que as terapias alternativas tem ajudado muito nesses cuidados. Por isso em forma de oficinas, trouxemos de forma dinâmica algumas propostas de terapias e podemos considerar nosso evento um sucesso” destaca Marlova Vivan Pretto Extensionista Rural Social da Emater RS / ASCAR.

Data de publicação: 06/12/2022