Inicia nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o Programa Nacional de Imunizações, com vacinas bivalentes Pfizer

Considerando a necessidade de dar continuidade a vacinação com os esquemas de vacinação contra o Covid-19 e a realização de doses de reforço de vacinas bivalentes em 2023, o município de Paverama inicia nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o Programa Nacional de Imunizações, com vacinas bivalentes Pfizer (que protegem contra o vírus original, descoberto na cidade chinesa de Wuhan, e também contra a Ômicron e suas subvariantes).

Nesta primeira fase as vacinas serão destinados à idosos que vivem em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e dos profissionais que trabalham nas ILPIs. Após, a vacina será destinada à pessoas com mais de 70 anos (com lista de espera, para evitar riscos de perda de vacinas); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

O esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina COVID-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas COVID-19 monovalentes.

A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.

Pessoas interessadas devem entrar em contato com o Posto de Saúde através do fone 51 3761 1113 ou com o setor de vacinas, 51 9 9562 7663, para fazer o pré-agendamento da vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 14/02/2023

Compartilhe!