RSS Paverama - RS Notícias de Paverama/RS Wed, 20 Oct 2021 00:47:35 -0300 Wed, 20 Oct 2021 00:47:35 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://paverama.rs.gov.br/rss Prefeitura lança Concurso “Belezas naturais de Paverama” Tue, 19 Oct 2021 13:57:13 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2610/?prefeitura-lanca-concurso-belezas-naturais-de-paverama.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2610/?prefeitura-lanca-concurso-belezas-naturais-de-paverama.html Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Paverama lançou a 2ª edição do Concurso Fotográfico do município.

Intitulado, “Belezas Naturais de Paverama”, o concurso premiará os participantes nas categorias profissionais e amadores. Poderão inscrever-se fotógrafos profissionais ou amadores cada um em sua categoria, residentes em Paverama, e cada um poderá participar com no máximo três trabalhos, nominados individualmente.

Não serão aceitas fotos realizadas fora do município, e nem que já tenham sido publicadas em redes sociais ou exibidas em público.

As 03 melhores fotos de cada categoria serão selecionadas pelo corpo de jurados, e premiadas:

Amadores:

  1. a) 1º lugar 1.000,00 (um mil reais);
  2. b) 2º lugar 500,00 (quinhentos reais);
  3. c) 3º lugar 300,00 (trezentos reais);

 

Profissionais:

  1. a) 1º lugar 1.500,00 (um mil e quinhentos reais);
  2. b) 2º lugar 1.000,00 (um mil reais);
  3. c) 3º lugar 500,00 (quinhentos reais);

 

Para a inscrição, os trabalhos e a ficha de inscrição devem ser entregues

assinados e com a descrição das fotos, até as 17h do dia 29 de outubro (sexta-feira) na Prefeitura Municipal de Paverama.

O primeiro concurso realizado em 2018, teve o professor Éber Gustavo Jung, como o grande vencedor com a foto “Obras de Deus”.

]]>
Secretaria da Saúde de Paverama emite alerta para quem atrasou a 2ª dose da vacina contra o COVID-19 Tue, 19 Oct 2021 08:53:07 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2609/?secretaria-da-saude-de-paverama-emite-alerta-para-quem-atrasou-a-2a-dose-da-vacina-contra-o-covid-19.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2609/?secretaria-da-saude-de-paverama-emite-alerta-para-quem-atrasou-a-2a-dose-da-vacina-contra-o-covid-19.html
De acordo com o Secretário de Saúde de Paverama, Mauro Filipe de Oliveira, muita gente não está levando a sério a data da 2ª dose da vacina, o que pode acarretar em perda de vacinas “É de extrema importância que as pessoas compareçam no dia marcado para a 2ª dose da vacina, conforme carteirinha ou antecipação por contato telefônico”, explicou Mauro.

De acordo com ele, no próximo sábado (23), todas as pessoas que se encontram com a 2ª dose da vacina contra o covid-19 em atraso (não importando o laboratório da vacina), deverão obrigatoriamente comparecer no Posto de Saúde, correndo o risco daquelas doses que não forem aplicadas, retornarem para a 16ª Coordenadoria da Saúde, “Sei que é complicado, mas o que estamos fazendo agora é uma convocação para aqueles que estão em atraso com a 2ª dose da vacina. Todos que por ventura estiverem sentindo algum sintoma gripal, devem ligar para o Posto de Saúde no 3761 1113 e falar com o pessoal da sala de vacinação, que eles irão orientar se a pessoa pode, ou não, fazer a vacina. Lembramos que aqueles que não comparecerem no sábado, a dose reservada para aquela pessoa poderá ser devolvida ao Estado”.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o frasco da vacina contra o COVID-19 é multidose, ou seja, contém mais de uma dose de vacina, além de poder ser usada em no máximo seis horas após ser aberto. Quando alguém que está agendado falta, a Unidade de Saúde precisa suprir essa falta, para que a dose não seja perdida, por isso a importância da comunicação antecipada, caso a pessoa não possa comparecer na data agendada. “Não perdemos nenhuma dose até o momento, graças a eficiência e empenho da equipe de vacinação, mas conforme a vacinação vai chegando em sua reta final, esta cobertura das faltas vai se tornando mais difícil.”, destacou Cassandra Follmer, Coordenadora do Posto de Saúde.

Neste sábado (23), a vacinação da 2ª dose da vacina ocorre para todas as pessoas que estão com a sua imunização atrasada. O horário será das 8 h às 11h30. Qualquer dúvida pode ser tirada no 3761 1113.]]>
Caminhada em alusão ao Outubro Rosa fortalece campanha de conscientização Mon, 18 Oct 2021 11:58:47 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2608/?caminhada-em-alusao-ao-outubro-rosa-fortalece-campanha-de-conscientizacao.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2608/?caminhada-em-alusao-ao-outubro-rosa-fortalece-campanha-de-conscientizacao.html Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde de Paverama têm mobilizado mulheres e até homens, destacando a importância da prevenção.

O trabalho é realizado em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde. Na última quarta-feira, 13, foi realizada uma caminhada, que contou com a participação da população e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Paverama. Em seguida, no pavilhão coberto do Parque 13 de Abril, as enfermeiras Cláudia e Franciéle conversaram com as mulheres sobre os cânceres de mama e do colo do útero.

Após a conversa com as enfermeiras, a paveramense Andreia Ramos relatou a sua história na luta contra o Câncer. Ao final, todas as mulheres que se faziam presentes, e que também já enfrentaram algum tipo de câncer, receberam das mãos da Coordenadora do Posto de Saúde, Cassandra Follmer e do Secretário de Saúde, Mauro Oliveira, uma lembrança da Secretaria Municipal da Saúde de Paverama.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.

VACINAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CARTEIRA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, esteve no sábado, dia 2 de outubro, no bairro Fazenda São José, realizando a Campanha Nacional de Multivacinação e junto com ela, realizou coleta de pré-câncer. O mesmo foi realizado neste sábado, dia 16, no Posto de Saúde do centro de Paverama.

Neste sábado (16), houve também, a vacinação das 1ª e 2ª doses da vacina contra o COVID-19, no centro e no bairro Fazenda São José.

No centro, foram vacinadas 265 pessoas com a 2ª dose da vacina, enquanto na Fazenda São José, 40 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante. 

]]>
Prefeitura lança 2º Concurso Fotográfico de Paverama Mon, 18 Oct 2021 09:35:51 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2607/?prefeitura-lanca-2o-concurso-fotografico-de-paverama.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2607/?prefeitura-lanca-2o-concurso-fotografico-de-paverama.html EDITAL 042/2021


REGULAMENTO 2º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DE PAVERAMA

O Concurso de Fotografia “Belezas Naturais de Paverama” tem como objetivo registrar
cenários e situações marcantes do nosso município.

01 – CRONOGRAMA

O 2º Concurso de Fotografias de Paverama, organizado pela Administração Municipal,
através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, será realizado
de acordo com a seguinte programação:

1.1 – As inscrições e entrega das fotos serão de 18 de outubro a 31 de outubro de 2021.

1.2 – A seleção final dos trabalhos será realizada no período compreendido entre 03 de
novembro a 10 de novembro de 2021, através do corpo de jurados selecionados pela
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e convidados renomados
da área da região.

1.3 – A exposição ocorrerá no período de 09 e 10 de novembro de 2021.

1.4 – A premiação será no dia 19 de novembro de 2021.

1.5 – As fotos selecionadas serão expostas em eventos e publicações diversas, site da

Prefeitura Municipal e mídias sociais e poderão fazer parte do Calendário Oficial de
Paverama – 2022.

02 - PARTICIPAÇÃO

2.1 – Poderão inscrever-se fotógrafos profissionais ou amadores cada um em sua
categoria, residentes em Paverama, mediante a remessa de trabalhos inéditos, originais
dentro do tema proposto e acompanhado da inscrição devidamente preenchida.

2.2 – Para os participantes que desejarem se inscrever na categoria Profissional deverá
apresentar comprovante de realização de curso fotográfico, graduação e/ou
especialização;

2.3 – Cada participante poderá participar com no máximo 03 (três) trabalhos, nominados
individualmente e identificados na ficha de inscrição.

2.4 – Não poderão participar do concurso: funcionários da Secretaria Municipal de
Educação, Cultura, Desporto e Lazer, assim como os componentes da Comissão
Julgadora envolvidos diretamente na realização do projeto.

03 – CATEGORIAS E TEMA

3.1 – Categoria única: Digital e/ou analógico

3.2 – Tema: “BELEZAS NATURAIS DE PAVERAMA” - O tema deste ano tem o
objetivo de, sob o olhar do fotógrafo, de apresentar um campo criativo, revelando imagens
que podem retratar momentos de vida dos trabalhadores quanto a lugares e/ou riquezas
naturais que fazem parte da história do Município de Paverama – uma cidade e um povo
que possui características peculiares na cultura, na educação, no campo e no seu jeito de
ser.

3.3 – As fotografias deverão ser feitas dentro do território do município de Paverama.

04 - INSCRIÇÃO

4.1 – A inscrição é gratuita.

4.2 – Os trabalhos, acompanhados da ficha de inscrição, em anexo, devem ser entregues
assinados e com a descrição das fotos, no período de 18 de outubro a 31 de outubro de
2021, no horário das 8h às 12h, e das 13:30h às 17h, no seguinte endereço:

Departamento de Cultura

Rua Jacob Flach, 222, Bairro Centro, Paverama - RS

05 – CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 – Não serão aceitas fotografias feitas fora da área do município de Paverama;

5.2 – Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, ou exibidas em público.
Também não serão aceitas fotografias, que apresentarem interferência eletrônica.

5.3 – O participante deverá fazer a identificação, no verso dos trabalhos, com:
pseudônimo, o título da obra e identificação do local da foto, em letra legível.

5.4 – Entregar as fotos no formato 15cm x 21cm, impressas em papel fotográfico,
coloridas ou reto e branco, com identificação mencionada anteriormente e as imagens
digitalizadas em no mínimo 6MP de resolução, formato JPEG, em pen drive. As fotos
que não estiverem nos tamanhos e no papel determinados serão sumariamente eliminadas,
assim como fotografias manipuladas digitalmente.

5.5 – Os trabalhos não identificados, conforme o item 5.3, serão automaticamente
desclassificados.

5.6 – Caso houver identificação de alguma pessoa, o autor da foto deverá apresentar uma
autorização de cessão de imagem, assinada pela pessoa fotografada. A Administração
Municipal de Paverama não se responsabilizará pelo direito de imagem.

5.7 – As fotografias inscritas respeitarão a Legislação Brasileira, em especial ao Estatuto
da Criança e do Adolescente.

06 – DA PREMIAÇÃO

6.1 - As 03 melhores fotos de cada categoria serão selecionadas pelo corpo de jurados,
premiadas conforme abaixo:

I – Amadores:

a) Primeiro lugar a importância de 1.000,00 (um mil reais);

b) Segundo lugar a importância de 500,00 (quinhentos reais);

c) Terceiro lugar a importância de 300,00 (trezentos reais);

II – Profissionais:

a) Primeiro lugar a importância de 1.500,00 (um mil e quinhentos reais);

b) Segundo lugar a importância de 1.000,00 (um mil reais);

c) Terceiro lugar a importância de 500,00 (quinhentos reais);

6.2 – A premiação será conferida por meio de transferência bancária, em conta corrente,
em nome dos ganhadores, em até 20 dias após a realização do concurso.

07 – DA COMISSÃO JULGADORA

7.1 – A Comissão Julgadora integrada por 5 pessoas, profissionais da área e/ou que
tenham afinidade profissional com a área da fotografia ou componentes da Secretaria de
Educação, Cultura, desporto e Lazer, será indicada pelo Conselho Municipal de Cultura,
lavrado em ata desta. A Comissão Julgadora não terá remuneração.

7.2 – Os critérios de apreciação pela Comissão serão a qualidade técnica e artística das
fotografias, criatividade, originalidade e a adequação ao tema.

7.3 – Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Comissão Julgadora, por
deliberação da maioria dos seus membros.

7.4 – A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo recursos ou
questionamentos quanto aos critérios utilizados na apuração e no resultado final.

08 – DISPOSIÇÕES FINAIS:

8.1 As fotografias inscritas e as imagens digitalizadas passarão a integrar o acervo da
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Paverama.

8.2 A posse, utilização e quaisquer outros direitos sobre os trabalhos premiados passarão
a pertencer à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Paverama,
que se reservará o direito de fazer deles o uso que lhe aprouver.

8.3 Sempre que uma imagem do banco de fotos for utilizada, constará o crédito do seu
autor, sem acarretar pagamento de direito autoral.

8.4 As fotografias inscritas poderão ser reproduzidas, desde que sem fins lucrativos, para
divulgação em CDs, folhetearia de natureza cultural, como folders, calendários, cartões e
outras publicações, sem nenhum custo para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura
e Desporto e Lazer

8.5 A Comissão Organizadora e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto
e Lazer de Paverama não se responsabilizam por eventuais danos ou extravios de
trabalhos remetidos pelo Correio e/ou outros sistemas de transporte.

8.6 A simples inscrição configura automática e plena concordância do participante com
este Regulamento.

8.7 O participante tem a responsabilidade de obter o Termo de Autorização (em anexo),
quando a imagem envolver alguma propriedade privada ou imagem de pessoas.

Para BAIXAR o edital completo em PDF, CLIQUE ABAIXO 

]]>
Pagamentos de dívidas sem cobrança de juros e multas vai até 31 de outubro Fri, 15 Oct 2021 13:47:20 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2606/?pagamentos-de-dividas-sem-cobranca-de-juros-e-multas-vai-ate-31-de-outubro.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2606/?pagamentos-de-dividas-sem-cobranca-de-juros-e-multas-vai-ate-31-de-outubro.html
O pagamento à vista, pode gerar um bom desconto.
Exemplo: Uma dívida de R$ 563,25 do ano de 2017, caso fosse paga até o dia 31 de outubro de 2021 utilizando o REFIS 2021, teria um desconto de cerca de R$ 200,00.

Para o contribuinte que não quiser quitar o valor inteiro à vista, ele pode optar em parcelar em até 6X, com a redução de 50% dos juros e multas.

A Secretária de Administração e Fazenda, Taila Monique Pedroso, explica que o REFIS não ocorre todos os anos, “Este é um projeto que é necessário ser passado na Câmara de Vereadores, e não ocorre todos os anos. É importante lembrar que somente até o dia 31 de outubro é que conseguiremos cobrar as dívidas com os descontos de juros e multas", finalizou.]]>
Projeto Juntos para Competir está qualificando o setor Piscicultor do município Thu, 14 Oct 2021 08:46:11 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2605/?projeto-juntos-para-competir-esta-qualificando-o-setor-piscicultor-do-municipio.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2605/?projeto-juntos-para-competir-esta-qualificando-o-setor-piscicultor-do-municipio.html

 

Na última semana, o SEBRAE apresentou para a comissão Paveramense, os resultados iniciais do projeto Juntos para Competir.

O projeto é de autoria da Vereadora Michele Vargas e trata da qualificação do setor piscicultor do município. 

Com parcerias da Emater, STR, e Administração Municipal, o principal objetivo, é qualificar o produtor, regulamentar a prática e a comercialização interna e externa fazendo com que o recurso existente em praticamente todas as propriedades produtivas possam ser exploradas como uma fonte de renda alternativa para o produtor.

Os produtores de Paverama que aderiram ao programa, foram: André Hepp, Eldo Dickel, Eliés Souza, Ingrid Strauss, Evaldo Koppe, Joaquim da Silva, Ladimir Vargas, Rubem Kruger, Kátia Vicente e Carlos de Paula.

De acordo com Michele Vargas, as assessorias acontecem mensalmente “O projeto é muito eficaz, pois mensalmente os produtores são visitados pelo Zootecnista Everton Luis Zardo e pela Engenheira Agrônoma Fabiana Kellermann de Freitas, especialistas em aquicultura/piscicultura e articulação setorial de grupos em cadeias produtivas. Estas visitas servem para esclarecer dúvidas e orientar os produtores a tomarem as melhores decisões em sua cadeia produtiva”, destacou Michele.

Todos os açudes estão povoados com alevinos e peixes maiores. Alguns produtores estão fazendo melhorias ou construindo novos poços escavados em suas propriedades, pois a proposta é que no próximo ano possa ser feito, feiras de peixe vivo durante o ano todo, não somente na Sexta-feira Santa. Com isso, através do projeto, os produtores que aderiram ao programa estão organizando as suas cadeias produtivas.

Na quinta-feira (07), a Engenheira Agrônoma do SEBRAE, Fabiana Kellermann de Freitas, esteve em Paverama, e apresentou aos integrantes da comissão, Michele Caroline de Vargas (Câmara de vereadores) Ricardo Kochem (STR), Aldacir Pretto (EMATER), Maurício Marques, (Secretário de Agricultura de Paverama), Taila Monique Pedroso (Secretária de Administração) e ao prefeito Fabiano Merence Brandão, os detalhes e resultados baseados em um questionário feito com cada produtor.

Maurício Marques, Secretário de Agricultura de Paverama, enfatizou a importância de diversificar a cadeia produtiva no município, "É importante mostrarmos e qualificarmos os produtores de Paverama, dando a oportunidade deles investirem em um setor diferente do que é as plantações existentes. A criação de peixes merece uma atenção especial, pois as recomendações médicas são que possamos consumir, ao menos, 1 vez por semana a carne de peixe".

O prefeito Fabiano Merence Brandão, destacou a iniciativa da vereadora: "O setor da piscicultura, hoje, é utilizado mais no feriado em que consumimos mais carne de peixe. Talvez, com este projeto, estejamos virando uma chave, e poderemos mostrar aos produtores, que este setor, pode sim, ser muito rentável”, finalizou.

 ]]>
Administração adquire veículo para Secretaria de Educação Mon, 11 Oct 2021 14:26:24 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2604/?administracao-adquire-veiculo-para-secretaria-de-educacao.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2604/?administracao-adquire-veiculo-para-secretaria-de-educacao.html
O veículo foi adquirido para uso da Secretaria Municipal de Educação de Paverama. Apesar de ser uma Picape, possui 5 lugares, e vai auxiliar a Secretaria nos diversos trabalhos realizados nas escolas municipais, “Sempre que precisávamos levar alimentos, ou coisas de tamanhos maiores, era preciso solicitar à Secretaria de Obras para que fizessem com o furgão. Agora, o trabalho será facilitado e será feito com o veículo próprio, que tanto leva a nossa equipe de trabalho, como também os produtos na carroceria”, destacou Flávio Nirceu Jung, Secretário de Educação de Paverama.

O prefeito Fabiano Merence Brandão, destacou a primeira aquisição de veículo em seu mandato, “Nosso planejamento é de a cada ano conseguir ir renovando a frota de veículos da administração. Para este ano, estava programada esta aquisição para a educação. Será importante para facilitar o trabalho da equipe. O antigo carro pertencente a Secretaria de Educação, ficará à disposição da Secretaria de Administração”, explicou.

O investimento foi de R$111 mil reais e foi oriundo de recursos próprios.

No planejamento, ano que vem deverá ser adquirido mais um veículo para ser utilizado pela Administração Municipal.]]>
Semana da Criança movimentou as escolas Paveramenses Fri, 08 Oct 2021 16:22:47 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2603/?semana-da-crianca-movimentou-as-escolas-paveramenses.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2603/?semana-da-crianca-movimentou-as-escolas-paveramenses.html Esta semana foi especial para os educandários Paveramenses. Além das atividades em alusão a semana da criança de cada uma das escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental, a Secretaria Municipal de Educação de Paverama trouxe para a cidade uma contadora de histórias.

Trata-se de Carla Saticq, atriz, diretora e arte educadora, formada no curso de Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Com a personagem Viola Viajante, ela fez os baixinhos viajarem no tempo em reinos encantados, castelos assombrados, princesas, reis e rainhas pra lá de espetaculares. As últimas apresentações ocorreram nesta sexta-feira (08).

O Secretário Municipal de Educação de Paverama, Flávio Nirceu Jung, explicou que a ideia, foi trazer para as crianças o espírito aventureiro, e acima de tudo, despertar a imaginação de cada um, “O olhar atento das crianças em um teatro já é algo diferente. Aquilo mexe com a imaginação deles. Unindo uma contadora espetacular de histórias, essas apresentações foram um verdadeiro sucesso”.  

O espetáculo teatral foi uma das atividades da semana da criança no município. Além dele, cada escola de ensino fundamental ou educação infantil, realizou suas atividades lúdicas ou de interação com os alunos, movimentando assim, os educandários Paveramenses. 

]]>
Profissionais da educação passam por treinamento de Primeiros Socorros Thu, 07 Oct 2021 14:07:54 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2602/?profissionais-da-educacao-passam-por-treinamento-de-primeiros-socorros.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2602/?profissionais-da-educacao-passam-por-treinamento-de-primeiros-socorros.html Na última semana, serventes, merendeiras e monitoras das escolas e creches do município de Paverama, participaram de um treinamento de Primeiros Socorros.

O treinamento foi ministrado pela paveramense Érica Ferreira, que faz parte do pelotão de Bombeiros Voluntários de Teutônia. 

No retorno às salas de aulas, a Secretaria Municipal de Educação, investiu mais de R$ 15 mil reais na aquisição e reposição de novos extintores, e também, realizou um curso de treinamento para o uso correto dos equipamentos.

Desta vez, o intuito foi qualificar ainda mais o trabalho prestado pelas profissionais que atuam no educandário de Paverama.

“O treinamento de Primeiros Socorros é de extrema importância para todos. Poderemos utilizá-lo na escola, como também no nosso cotidiano. Os treinamentos são de grande valia, pois mostram na prática o que podemos fazer em uma situação delicada, e que por vezes, necessitam daquele primeiro atendimento urgente”, detalhou Daniela Ludwig Griebeler, Diretora da Secretaria Municipal de Educação.

Treinamentos específicos como Primeiros Socorros e o correto uso e manuseio de extintores de incêndio serão ministrados semestralmente, para que sempre aqueles que trabalham em salas de aulas e nas escolas, estejam preparados para eventuais situações de uso.]]>
Tarde de campo expôs novas possibilidades na agricultura Paveramense Wed, 06 Oct 2021 14:34:34 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2601/?tarde-de-campo-expos-novas-possibilidades-na-agricultura-paveramense.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2601/?tarde-de-campo-expos-novas-possibilidades-na-agricultura-paveramense.html
A iniciativa partiu do próprio agricultor que procurou as parcerias da Emater, Cooperativa Languiru, e Secretaria Municipal da Agricultura de Paverama para a realização do evento.

Na ocasião, o objetivo foi mostrar aos agricultores presentes a cultura do trigo, que a algum tempo foi deixada de lado em nosso município, e apresentar os resultados que vêm sendo observados nas lavouras.

Os engenheiros agrônomos, Lucas de Paula e Everaldo André, palestraram para os presentes e tiraram as dúvidas pertinentes aos plantios.

O evento teve a presença do prefeito municipal, Fabiano Merence Brandão, do vice-prefeito João Edson de Moraes, vereadores e Secretários Municipais, totalizando mais de trinta pessoas.

Os agricultores tiveram a oportunidade de observar a lavoura de trigo, e ouvir os técnicos da Languiru e da Emater. Tratos culturais desde o plantio até a colheita, e as considerações do trigo, como uma nova alternativa de renda em um período em que as lavouras estão em pousio (descanso), foram alguns dos assuntos abordados.

Aproveitando a oportunidade, os técnicos abordaram de forma simples, sobre a ameaça fitossanitária mais presente na cultura do milho a “Cigarrinha do Milho”.

O proprietário Gilmar Reckziegel fez suas considerações sobre a lavoura, destacando a viabilidade e lucratividade do cultivo, destacando a importância da comunicação e trocas de experiências entre os agricultores. Ele aproveitou para incentivar os agricultores presentes a cultivarem trigo.

O prefeito Fabiano Merence Brandão, destacou a iniciativa dos agricultores em ouvir dicas de profissionais do campo, e também mencionou a iniciativa de Gilmar, “É importante todos tirarem 1 ou 2 horas para virem acompanhar de perto aquilo que está dando certo, e quem sabe, mudar algumas ideias e planejamentos. É bom ver o produtor rural buscando essas parcerias com a administração e com a Emater”, destacou.

Para o Técnico da Emater Aldacir Pretto, essa proposta de trabalho sempre é importante, pois quando se está na propriedade, é possível observar a cultura, tirar dúvidas, e interagir com os agricultores, assim como se observou na tarde de campo.

Clique e confira as fotos da Tarde de Campo/Trigo Grão]]>