RSS Paverama - RS Notícias de Paverama/RS Wed, 17 Jul 2024 16:32:32 -0300 Wed, 17 Jul 2024 16:32:32 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://paverama.rs.gov.br/rss João Ailton Bittencourt Assume Secretaria de Desenvolvimento econômico e turismo em Paverama Mon, 01 Jul 2024 14:50:34 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3261/?joao-ailton-bittencourt-assume-secretaria-de-desenvolvimento-economico-e-turismo-em-paverama.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3261/?joao-ailton-bittencourt-assume-secretaria-de-desenvolvimento-economico-e-turismo-em-paverama.html Em um movimento decisivo para a recuperação econômica e infraestrutura da Região do Vale do Taquari, João Ailton Bittencourt foi nomeado como o novo Secretário do Desenvolvimento. A nomeação ocorre em um momento crucial, após as devastadoras enchentes que atingiram o Vale do Taquari, forçando muitas empresas a procurar novos locais para se instalarem.

A cidade de Paverama, que não contava com a secretaria de desenvolvimento ativa devido ao licenciamento da ex-secretária Luciara Silva viu-se diante da necessidade de reativar esta pasta. João Ailton Bittencourt, com experiência em desenvolvimento econômico, pois havia atuado no passado com essa função, foi convidado para assumir o posto e enfrentar esse desafio, servindo de intermediário entre empresas e Paverama. João já havia participado de encontros e reuniões com diversos empresários, tentando aproximá-los para investirem em Paverama.

As enchentes no Vale do Taquari trouxeram oportunidade para um novo começo e Paverama foi procurada por diversas empresas nos últimos meses, empresas essas afetadas pelos desastres naturais, onde estão em busca de locais mais seguros e estratégicos para reiniciar suas operações, e Paverama surge como uma opção viável. A reativação da Secretaria de Desenvolvimento, agora sob a liderança de João Ailton Bittencourt, é uma resposta direta a essa demanda.

João Bittencourt destacou a importância de uma abordagem proativa para atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável na região. "Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que as empresas se instalem e cresçam, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local", afirmou Bittencourt.

Entre as primeiras ações do novo secretário estão a criação de incentivos fiscais, a facilitação de processos burocráticos e a promoção de Paverama como um polo de desenvolvimento. "Estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias e órgãos governamentais para garantir que Paverama esteja preparada para receber novos empreendimentos e oferecer todo o suporte necessário para que prosperem", explicou Bittencourt.

]]>
Campanha de venda de mudas do Viveiro Agroflorestal AFUBRA Fri, 28 Jun 2024 08:32:09 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3260/?campanha-de-venda-de-mudas-do-viveiro-agroflorestal--afubra.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3260/?campanha-de-venda-de-mudas-do-viveiro-agroflorestal--afubra.html A Emater de Paverama comunica a todos interessados que a campanha de venda de mudas do Viveiro Agroflorestal  Afubra já começou e vai até dia 31 de julho. Cultivares disponíveis: batata – doce várias espécies, banana, cana – de açúcar ciclo precoce e tardio e forrageiras como BRS Kurumi (Pastoreio) e BRS Capiaçu (Silagem). Os pedidos estão sendo feitos no Escritório da Emater com pagamento antecipado.

]]>
Arrecadação de Material Escolar por Alunos da EMEF Visconde de Mauá, de Morro Azul Tue, 25 Jun 2024 10:01:55 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3259/?arrecadacao-de-material-escolar-por-alunos-da-emef-visconde-de-maua-de-morro-azul.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3259/?arrecadacao-de-material-escolar-por-alunos-da-emef-visconde-de-maua-de-morro-azul.html

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Mauá, localizada em Morro Azul, estão demonstrando um exemplo inspirador de solidariedade e empatia. Em resposta às recentes enchentes que devastaram a região, deixando muitas famílias desabrigadas e crianças sem acesso a materiais escolares, os estudantes da EMEF Visconde de Mauá iniciaram uma campanha de arrecadação de material escolar.

Com o objetivo de garantir que as crianças afetadas pelas enchentes possam retomar seus estudos o mais rápido possível, os alunos organizaram pontos de coleta de materiais na. A campanha, que já mobilizou a comunidade local, aceita doações de cadernos, lápis, canetas, borrachas, mochilas, estojos e outros itens escolares essenciais.

A iniciativa dos alunos da EMEF Visconde de Mauá rapidamente ganhou o apoio de pais, professores e moradores de Morro Azul. A campanha de arrecadação continua e os organizadores esperam alcançar ainda mais crianças necessitadas nas próximas semanas. Aqueles que desejarem contribuir podem entregar suas doações na sede da EMEF Visconde de Mauá ou em outros pontos de coleta na cidade.

A ação dos alunos da EMEF Visconde de Mauá fortalece os laços da comunidade e ensina lições importantes de cidadania e solidariedade. É um exemplo de como pequenas ações podem ter um grande impacto e inspirar outros a fazerem o mesmo.

]]>
Reunião AEGEA Tue, 25 Jun 2024 09:46:01 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3258/?reuniao-aegea.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3258/?reuniao-aegea.html O prefeito Fabiano Merence Brandão participou de uma reunião com Cesar Faccioli, do Setor de Relações Institucionais do Grupo AEGEA, vencedor de leilão de privatização da CORSAN, durante a manhã de ontem, 24, em Porto Alegre. No ato foi discutido sobre os desníveis causados pelas escavações que a empresa realizou em diversos pontos da Rua 04 de Julho, para concertos da rede d’água, o que ocasionou diversos buracos com o passar do tempo.

Segundo Fabiano, a empresa se comprometeu a visitar o município com a equipe de engenharia nos próximos dias para avaliar a situação. A AEGEA tem previsão de grandes investimentos no município para os próximos meses.

]]>
Reforma do telhado da EMEI Casa da Criança Thu, 13 Jun 2024 09:42:51 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3257/?reforma-do-telhado-da-emei-casa-da-crianca.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3257/?reforma-do-telhado-da-emei-casa-da-crianca.html Durante o mês de maio, a EMEI Pro Infância Casa da Criança, no centro, enfrentou graves problemas de infiltração devido às intensas chuvas que assolaram a região no fim de abril e mês de maio, o que resultou no cancelamento das aulas e as precipitações expuseram as vulnerabilidades na infraestrutura da escola, se manifestando em diferentes áreas da instituição.

Durante o dia de ontem, 12/06, após uma avaliação detalhada das condições do telhado, foram substituídas as algerosas e rincões do telhado da secretaria. O telhado havia sido trocado em maio. No restante do telhado das demais salas do educandário, haverá somente a necessidade de troca de algerosas e rincões. Os trabalhos se intensificam durante o dia de hoje, até a conclusão, garantindo a preservação do patrimônio público.

O Prefeito Fabiano Merence Brandão, o Vice-Prefeito João Edson de Oliveira Morais e o Secretário da Educação Flávio Nirceu Jung acompanharam o andamento das obras durante a manhã de hoje, dia 13.

]]>
CARTEIRAS DE IDENTIDADE Mon, 10 Jun 2024 13:50:18 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3256/?carteiras-de-identidade.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3256/?carteiras-de-identidade.html Devido à grande catástrofe que nosso estado do Rio Grande do Sul enfrentou em maio, muitos serviços foram afetados. As confecções de carteiras de identidade em todo o estado foram suspensas, devido a sede da PROCERGS ter sito totalmente atingida pela enchente em Porto Alegre. Também estamos enfrentando instabilidades no sistema dos Correios, sendo que está inoperante em alguns municípios.

Diante da grande demanda de solicitações que estamos recebendo para que volte a confecção no Município de Paverama, estamos em contato direto com o IGP e Correios para ver alguma possibilidade de retornar as atividades.

Sendo assim, decidimos realizar uma força tarefa para que consigamos confeccionar e enviar os protocolos até Venâncio Aires, que é nossa Coligada representante.

Comunicamos então que na próxima QUARTA-FEIRA dia 12/06/2024, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas haverá atendimento para a confecção de carteiras de identidade no mesmo endereço, Rua Célio Klein 43 junto ao CRAS. Posteriormente serão confeccionadas normalmente nas sextas.

Seguem os documentos necessários:

  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO, original e em bom estado;
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Número do CPF (deve estar regularizado na Receita Federal conforme a certidão apresentada).

Dúvidas podem serem sanadas nos telefones 51 9 9852 5876 ou 51 3761 1155.

]]>
CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Wed, 05 Jun 2024 15:35:49 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3255/?chamamento-publico-para-processo-seletivo-simplificado.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3255/?chamamento-publico-para-processo-seletivo-simplificado.html

O Prefeito Municipal de PAVERAMA, no uso de suas atribuições, visando à contratação de pessoal, em número de 01(um), por prazo determinado para desempenhar as funções de MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA junto à Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, amparado em excepcional interesse público devidamente reconhecido por intermédio da Lei Municipal n° 3.380/2024, de 02/02/2024, com fulcro no art. 37, IX, da Constituição da República, e arts. 197 a 201 da Lei Municipal n° 3.059/2020, de 31/07/2020, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, que será regido pelas normas estabelecidas neste Edital e no Decreto nº 710/16 de 14 de janeiro de 2016.

 Para informações e edital, acessar o link abaixo:

https://paverama.rs.gov.br/concurso/visualizar/id/3265/?pss-medico-ginecologistaobstetra.html

]]>
Posto de Saúde de Paverama está vacinando com a nova vacina XBB da Moderna Tue, 04 Jun 2024 16:29:39 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3254/?posto-de-saude-de-paverama-esta-vacinando-com-a-nova-vacina-xbb-da-moderna.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3254/?posto-de-saude-de-paverama-esta-vacinando-com-a-nova-vacina-xbb-da-moderna.html Desde a semana passada, o Posto de Saúde de Paverama ganhou um novo aliado para o combate ao COVID-19, com a chegada da vacina monovalente XBB, desenvolvida pela Moderna. Esta nova vacina está sendo oferecida no posto de saúde de Paverama, todas as terças e sextas-feiras, das 08:00 às 18:30, sem necessidade de agendamento. O objetivo é imunizar os seguintes grupos prioritários:

  • Crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Pessoas Imunocomprometidas.
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Pessoas com deficiências;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas vivendo em ILPIs.

Todos os que já realizaram aplicação da vacina contra COVID em 2024 não necessitarão ser vacinados agora, devem seguir as orientações recebidas quando foi feito a aplicação. A vacina contra a COVID-19 faz parte do calendário básico de vacinação desde o início do ano, sendo obrigatória sua aplicação. O posto de saúde de Paverama está empenhado em tornar a vacinação acessível e conveniente para todos os residentes. Com o horário das 08:00 às 18:30, sem necessidade de agendamento, as famílias têm mais flexibilidade para levar suas crianças para receber a vacina. O contato da sala de vacinação é 51 9 9562 7663.

]]>
Palestra sobre Aleitamento Materno na ESF Fazenda São José: Promovendo Saúde e Conhecimento Tue, 04 Jun 2024 15:29:49 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3253/?palestra-sobre-aleitamento-materno-na-esf-fazenda-sao-jose-promovendo-saude-e-conhecimento.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3253/?palestra-sobre-aleitamento-materno-na-esf-fazenda-sao-jose-promovendo-saude-e-conhecimento.html

O aleitamento materno é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Ele fortalece o vínculo afetivo, fornece nutrientes essenciais e ajuda a prevenir doenças. A palestra foi ministrada pela Enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação, Melissa Hartmann.

Foram abordados diversos pontos, tais quais os benefícios para o bebê e para a mãe, onde as gestantes participaram ativamente, fazendo perguntas e compartilhando suas experiências. O ambiente acolhedor e informativo proporcionou trocas valiosas entre as futuras mães.

A Rede Bem Cuidar RS é uma iniciativa que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul. A ESF Fazenda São José, como parte dessa rede, reforça seu compromisso com a promoção da saúde e o cuidado integral às gestantes e suas famílias.

Que essa palestra inspire mais gestantes a escolherem o aleitamento materno, contribuindo para um futuro saudável e feliz!

]]>
Resgate do Uso de Plantas Medicinais na Saúde: Agentes de Saúde Promovem Conscientização em Escola Tue, 04 Jun 2024 14:26:34 -0300 https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3252/?resgate-do-uso-de-plantas-medicinais-na-saude-agentes-de-saude-promovem-conscientizacao-em-escola.html https://paverama.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3252/?resgate-do-uso-de-plantas-medicinais-na-saude-agentes-de-saude-promovem-conscientizacao-em-escola.html A ação teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância dessas plantas e promover o resgate desse conhecimento ancestral.

Sendo o Brasil um país rico em biodiversidade, abrigando uma vasta variedade de espécies vegetais com propriedades terapêuticas e medicinais, no entanto, muitas vezes, esse conhecimento é negligenciado em favor de medicamentos industrializados. As Agentes de Saúde, cientes dessa riqueza natural, decidiram levar essa sabedoria para a sala de aula.

Durante a visita à escola, as Agentes de Saúde realizaram uma apresentação de várias plantas medicinais, sobre suas propriedades, indicações e formas de uso.

Já na área externa da escola, foi criada uma horta medicinal. Os alunos participaram do plantio de diversas espécies, tais como Alecrim, Guaco, Penicilina, Calêndula, Orégano, Tanchagem, Hortelã, Tomilho, Pulmonária, Manjericão, Poejo, Açafrão da terra, Gengibre e Periquito.

O projeto de resgate do uso de plantas medicinais na saúde foi um sucesso. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender com a sabedoria popular, valorizando o conhecimento transmitido de geração em geração. Afinal, a natureza oferece valiosos recursos para nossa saúde, e é nosso dever preservá-los e compartilhá-los com as futuras gerações.

]]>