Os horários foram ampliados, ao invés das 8h, o Posto está iniciando os serviços as 7h30 com atividades como entregas de exames, agendamento, fichas para os atendimentos dos médicos, dentista, enfermeiros, fonoaudióloga, psicólogo. Os profissionais darão início a partir das 8h, não fechando ao meio-dia.

Posto de saúde disponibiliza novos horários a população paveramense.

Desde o início da semana o Posto de Saúde de Paverama está atendendo em novos horários que visam melhor atender e dar a população mais comodidade para quando necessitarem dos serviços da saúde municipal.

“Assim as pessoas que trabalham fora podem aproveitar o intervalo do almoço para retirar exames, medicamentos, entre outros serviços. Se um paciente consultar antes do meio dia e necessitar ficar em observação o mesmo poderá passar o horário do meio dia sendo assistido por profissionais. E até para os funcionários fica melhor de trabalhar visto que não haverá o pico das 13h, consegue-se organizar melhor o fluxo” destaca a Secretária Municipal de Saúde Vanderlea Machado.

Outra novidade é o horário da farmácia do Posto que também teve alterações que procuram acompanhar o novo horário da Unidade Básica de Saúde: Das 9h às 13h e das 14h às 19h.

Hoje a Secretaria de Saúde conta com cinco médicos, são eles Dr Ademar, Dr. João Marcelo, Dr. Luiz Augusto, Dra Karolina e Dra Fernanda, no momento cobrindo férias de alguns profissionais juntam-se a equipe de saúde as Dras Priscila e Dra Luiza.

Vanderlea destaca o esforço de toda equipe da saúde municipal e fala sobre os projetos futuros para a unidade básica de saúde.

“É tudo muito complexo, cada dia surge uma situação nova para buscar solução. Alocamos quase 30 % do orçamento do município na Secretaria da Saúde. Se olharmos o percentual isto é muito, porém a nossa receita é pequena, então se analisarmos os números reais percebe-se que se faz muito com muito pouco. Hoje o município faz além da atenção básica, exames de alta complexidade pagos por convênio do município, como é o caso de quando alguém faz uma tomografia de urgência, ou uma cirurgia, seja de fratura, seja de apendicite ou tantas outras que munícipes já fizeram e tem feito no hospital Ouro Branco sem custo algum para o paciente, porque o município tem o convênio e custeia estes valores ao final de cada mês. Existem procedimentos que ficam fora da alçada que temos disponíveis, e nestes casos vamos buscar solução, sempre visando atender os munícipes da melhor firma possível. A saúde é mantida pelo Estado e pela União, cabendo ao município trabalhar bem a atenção básica e encaminhar e acompanhar as pessoas que necessitarem de outros níveis de atendimento. Estamos trabalhando modelo de Estratégia de Saúde da Família, funciona melhor e é uma maneira de buscar recursos de outras esferas, conseguimos trazer e vamos novamente buscar profissional médico do PROVAB, as academias de saúde, inscrevemo-nos no programa de Qualificação e Melhoria da Atenção Básica, tudo para poder disponibilizar mais e melhor atendimento à população. Continuaremos atentos a buscar tudo que estiver disponível e que venha ao encontro de melhorias, e como cidadã paveramense que sou, fica o desejo de ver o município evoluir como um todo, quem sabe os 30 % do orçamento de hoje que investimos na saúde não será o equivalente aos 15% de amanhã que é o que a legislação exige” destaca.

Aproveitando, a secretária explanou ainda sobre o agendamento, que é uma forma de organizar e dar oportunidade para mais pessoas utilizarem o serviço público de saúde. “O agendamento tem facilitado a vida de muitas pessoas que se deslocam ao posto com hora marcada e logo são liberados, algumas destas eram pessoasque pouco utilizavam o serviço público de saúde, por não ter tempo disponível para esperar por um atendimento pelo dia a dia corrido, hoje estas pessoas também podem utilizar os serviços. Não podemos esquecer que atenção básica não pode trabalhar somente sobre o eixo de remediar doença, um acompanhamento é necessário, a prevenção é necessária. Por semana são maisde 380 atendimentos por agenda (consultas médicas, fonoaudiologia, psicologia, exames de teste rápido VDRL e HIV, atendimento odontológico, exame citopatológico). Às vezes não temos agenda o suficiente para as consultas médicas, mas isto ocorre porque não agendamos com datas alongadas, assim se são preenchidas todas as vagas numa semana, sabe-se que na seguinte já abre novamente. Sobre os agendamentos dos exames realizados pela enfermagem, poderemos disponibilizar mais em breve, pois com a aquisição do mobiliário para a parte ampliada teremosmais salas disponíveis, não necessitando um profissional deixar de fazer uma atividade por falta de espaço”finalizou Vanderlea Machado.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 20/01/2016