Durante os trabalhos da Campanha de Vacinação, poderá haver frasco (multidoses) de vacina já aberto, com sobra de vacina. Levando em consideração que as vacinas, apresentam prazo de validade e com a finalidade de minimizar as perdas relacionadas as sobras de vacinas, é importante esclarecer que não são todos os dias que acontecem as sobras e quando ocorrem pode ser de frasco com apenas 1 dose ou pouco mais.

Para impedir a perda de vacina, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, orienta que em caso de sobra de doses verificadas ao final do expediente, os técnicos responsáveis deverão convocar imediatamente as pessoas do próximo grupo prioritário e/ou faixa etária definida na ordem de prioridades do Plano Municipal de Saúde.

Destacamos o papel de suma importância das Agentes Comunitárias de Saúde, nesse contexto, já que o chamamento do usuário se dá levando em consideração as listas solicitadas pelo Setor de Imunização para cada Agente Comunitária de Saúde, de forma nominal e com faixa etária, o que facilita o contato com os usuários para realizar a vacina.


Compartilhe!