Origem

Paverama originou-se de terrenos ao norte do Morro Bonito, denominado originariamente de Matos Realengo. Recebeu o nome de Arroio Grande após o ano de 1892.

Em 1892 Paverama ainda era conhecida pelo nome de Picada São Miguel na Colônia particular de Morro Bonito, pertencendo a Miguel Luiz da Silva.

Origem do Município: Açoriana e Alemã

Origem do nome do município: Paverama – provém dos vocábulos indígenas: Pave – de todos e Retame – rama, terra pátria “a terra de todos”.


Primeira presença do homem

Muito antes da colonização as terras do hoje Município de Paverama, foram marcadas pela presença primitiva dos indígenas que, supõe-se, eram os mesmos que habitavam as margens do Rio Taquari, os índios Patos, e que foram, aos poucos embrenhando-se pelo interior, onde deixaram vestígios de sua passagem. Há em Morro Bonito uma gruta com curiosos e numerosos desenhos gravados em disposição sistemática nas lajes duras de arenito, dando impressão de um mapa de aldeamento primitivo, bem como foram achados restos de cerâmica de utensílios indígenas e uma machadinha de pedra.

O início da colonização, ou ocupação pelo homem branco, deu-se ao final do século XVIII com a chegada dos açorianos, oriundos de Taquari, que foram aos poucos tomando posse de lotes no lado Sul do antigo Travessão Morais. Pesquisas revelam que por volta do ano de 1817 haviam terras escrituradas em nome de Joaquim de Souza Pereira.

Os alemães chegaram mais tarde, entre os anos de 1860 a 1875, oriundos de São Leopoldo, fixando-se no lado norte, onde hoje são as localidades de Santa Manoela e Morro Azul.

Assim divididos, os dois grupos trabalharam, prosperaram e desenvolveram-se, vivendo até os dias atuais em perfeita harmonia, formando uma só comunidade.


Datas

1. Criação de Vila:
Foi elevado a categoria de vila com o nome de Arroio Grande, pelo Decreto Nº 7.199, de 31/03/1938, modificado logo depois pelo Decreto Nº 7.589, de 29/11/38, dando-lhe o nome de Vila Concórdia. Recebeu o nome de Paverama pelo Decreto Nº 720, de 29/12/44.

2. Criação do Município:
Em 13 de abril de 1988 tornou-se Município pela Lei Estadual Nº 8.560, depois do plebiscito de 20/12/87 quando prevaleceu o SIM em favor da Emancipação Política.

3. Município Mãe:
Paverama originou-se do Município de Taquari, que é um dos mais antigos do Estado, fundado no ano de 1764, às margens do rio que lhe empresta o nome, quando 14 casais açorianos lá chegaram para dar início à povoação e colonização.

Compartilhe!