O Desfile Cívico de 7 de setembro que é tradicional no município para homenagear a Semana da Pátria, sempre contou com a presença de estudantes e cavalarianos. Porém, neste ano, os tradicionalistas terão de desfilar a pé ou em veículos.

O tradicional evento ocorre no dia 7, e não contará com a presença de cavalos.

Na última segunda-feira, 24, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Vigilância Sanitária e entidades tradicionalistas do município definiram que o desfile ocorrerá sem a participação dos animais para evitar risco de contaminação da doença do Mormo. A entidade que descumprir a determinação está sujeita a multa. No encontro foi colocada a orientação da Secretaria de Agricultura do Estado, que realiza o controle da erradicação do mormo em cavalos no Estado.

Para participar de eventos públicos, os proprietários dos animais precisam portar a Guia de Trânsito Animal (GTA), e estar em dia com a vacina contra a influenza, além de terem realizado exames de anemia infecciosa e do mormo. A doença O mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete cavalos, burros e asnos, mas que pode atacar outras espécies, como o homem.

É causada pela bactéria burkholderia mallei. Os sintomas mais frequentes são: febre, tosse e corrimento nasal. A contaminação acontece pelo contato com secreções, urina ou fezes. A bactéria penetra por via digestiva, respiratória ou por meio de lesão. Não há tratamento. Em alguns casos, a doença pode matar.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 31/08/2015