A visita domiciliar é um instrumento da Estratégia de Saúde da Família que permite uma humanização e uma maior integralidade no atendimento em saúde, permitindo que o foco do atendimento não fique apenas na doença e sim numa vigilância em saúde, para promover uma vida saudável, facilitando a criação de vínculo com a equipe de profissionais e melhores resultados.

No inicio deste mês começou o cronograma de visitas domiciliares com médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Paverama. As agentes comunitárias de saúde, juntamente com a equipe estão organizando, de forma que todas as comunidades serão visitadas. Todas as semanas pelo menos duas agentes de saúde estão realizando visitas com o médico na respectiva localidade onde atuam. O primeiro roteiro de visitas foi na comunidade de Santa Manoela, depois foi Travessão e Linha Brasil seguido de Posses e Fazenda São José, posteriormente será a vez das demais localidades, sendo que estas atividades irão continuar acontecendo.

Nesta semana a agente comunitária de saúde Sandra Trindade, visitou moradores da sua micro-área de Linha Brasil acompanhada pela médica Dra. Karoline Mallmann.

AI-Como foi o primeiro contato dos munícipes com a médica na Visita Domiciliar?

Sandra - “Está sendo muito bom, as pessoas ficam mais confiantes, muita gente acha que as agentes de saúde andam na rua sem fazer nada, e agora com a presença de um médico respalda ainda mais o nosso trabalho”.

AI-Que tipo de atendimento é feito?

Sandra - “Na Visita Domiciliar a médica confere os medicamentos que as pessoas estão tomando, mede a pressão, dá receitas e conversa com as pessoas, orientando sobre diversos assuntos”.

AI-Onde são feitos os atendimentos?

Sandra - “Este atendimento é feito principalmente naqueles lugares onde tem pessoas com difícil acesso, com problemas de locomoção, pessoas de mais idade, até mesmo aqueles que não têm como vir ao Posto de Saúde”.

A Secretária de Saúde e Assistência Social Vanderlea Machado da Silva comemorou o retorno das visitas familiares no município; “Estamos no rumo certo, um passo de cada vez e aos poucos vamos consolidando a Estratégia de Saúde da Família no município”. Enfatizou a chefe da pasta da saúde Paverama.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 27/03/2015