Na última semana, aproveitando a apresentação da nova médica contratada pela Administração Municipal de Paverama, a Secretária de Saúde e Assistência Social, Vanderlea Machado da Silva, em entrevista a assessoria de comunicação da prefeitura falou sobre diversos assuntos referentes à saúde do município.

Assuntos como agendamento de consultas, médicos, Programa mais médicos, entre outros temas entraram na pauta da gestora da Pasta da Saúde. Confira:

AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

“Já temos feito isto com as consultas de pediatria e agora faremos com demais médicos, haverá encaixes de consultas para os casos de urgência e emergência do dia, mas para os demais casos, a pessoa pode marcar com antecedência, levar o comprovante de agendamento e vir para o posto somente no dia e perto da hora da consulta, isto facilitará bastante, as pessoas não precisarão esperar tanto tempo, os agendamentos poderão ser feitos na mesma ou no máximo de uma semana para outra e pode ser feito por outra pessoa, o cartão do SUS já pode ser apresentado neste momento, pois o agendamento é eletrônico, assim já facilita”.

PRESENÇA DE UM MESMO MÉDICO NO TEMPO INTEGRAL:

“Vejo isto como algo muito positivo, assim as pessoas conseguem dar prosseguimento com o mesmo profissional durante o seu tratamento, isto gera mais qualidade e melhores resultados do que cada vez ser atendido por um profissional diferente”.

PAVERAMA E O PROGRAMA MAIS MÉDICOS:

“Fizemos a inscrição do município e fomos contemplados com a vinda de um médico para 40 horas semanais, pelo PROVAB (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica). O início das atividades deste ainda não ocorreu por razão de desistência do primeiro profissional inscrito para Paverama, porém o município continua apto para a próxima chamada, e possivelmente no primeiro semestre teremos um profissional do programa a nossa disposição”.

ATENDIMENTO NA FAZENDA SÃO JOSÉ:

“No último dia 05 retornaram os atendimentos médicos na localidade de Fazenda São José, continuarão sendo realizados nas terças-feiras pela Dra. Karoline e nas quintas-feiras pelo Dr. Gustavo, sempre das 13h00min às 15h00min horas”.

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF):

“Estamos reabilitando as duas equipes que temos no município, não se pode pensar em qualidade na Atenção Básica em Saúde se não pensar junto em ESF, gostaria de dizer que nos próximos dias estaremos falando muito em ESF, porque sei que muitos de nós munícipes não temos um completo entendimento do que é, e de como deve funcionar este programa nos municípios, que vai muito além das visitas das agentes comunitárias de saúde e que deve ser à base do serviço de saúde nos municípios. Neste momento estamos toda a equipe empenhada em organizar, para que se possa ter condições de implantar o ESF e assim aumentar a qualidade dos serviços de saúde do município”.

NOVOS PROFISSIONAIS:

“Toda a administração se empenhou, num primeiro momento fomos em busca de mais profissionais médicos para integrar o nosso quadro, através disso conseguimos o retorno do Dr. Luís Augusto e agora a trazer a Dra. Karoline, o próximo passo é a organização do que temos”.

Paverama conta hoje com 6 médicos; 5 clínicos gerais e 1 pediatra. A Dra Karoline, recém-contratada torna-se história para o município, em seus quase 27 anos de emancipação, Paverama pela primeira vez tem uma médica atendendo no Posto de Saúde. Em 2015, esta é a segunda contratação de profissionais da saúde no município de Paverama, em janeiro o Dr. Luiz foi recontratado pela Administração Municipal de Paverama.

Data de publicação: 17/03/2015