Ocorreu na manhã da última quarta-feira, dia 18, uma reunião para analisar e discutir o texto base do PME-Plano Municipal de Educação 2014-2024, que está em elaboração desde outubro passado.

Participaram os membros do CME - Conselho Municipal de Educação e da Comissão nomeada para reelaboração deste plano em conformidade com o PNE- Plano Nacional de educação.

O Plano Municipal de Educação de Paverama está em fase final, o PME será apresentado e analisado pela comunidade em geral, na II Conferência municipal de Educação que acontecerá no dia 10 de abril, às 9h, na Câmara de vereadores de Paverama, para posteriormente ser encaminhado ao legislativo através de Lei específica.

O que é o Plano Municipal de Educação:

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.

Qual o objetivo do PME:

O Plano Municipal de Educação de Paverama tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.

Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação irão analisar, propor e definir políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município de Paverama.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 16/03/2015