Meninas de 9 a 11 anos serão imunizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Amanhã iniciará em Paverama a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A Secretaria Municipal da Saúde a Assistência Social passará nas escolas de Paverama onde serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos. As alunas de 11 a 13 anos que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose (6 meses após a primeira) também deverão ser imunizadas.

As meninas que serão vacinadas pela primeira vez receberão a segunda dose em setembro. E a terceira deverá ser recebida cinco anos após a primeira dose. Segundo a Coordenadoria Regional de Saúde Paverama possui 171 meninas a serem vacinadas.

Como já aconteceu no ano anterior, a vacinação ocorrerá apenas nas escolas. Não haverá vacinação para o HPV neste primeiro momento de campanha no Posto de Saúde.

A vacinação na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama será amanhã, terça-feira, dia 17, nos turnos manhã e tarde. As demais escolas municipais receberão a visita dos profissionais da saúde no decorrer da semana. Este ano as meninas só poderão ser vacinadas mediante autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis. A orientação é do Ministério da Saúde.

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso, é importante que toda menina entre 9 e 11 anos receba as trÊs doses da vacina do HPV. A vacina é segura e de graça. Fonte Ministério da Saúde

“Os pais precisam se conscientizar de que a vacina só traz benefício para sua filha, e para estarem seguras contra o HPV devem ser feitas as 03 doses. No ano passado a segunda dose da vacina foi realizada no Posto de Saúde e muitas meninas ficaram sem a segunda dose porque os pais e/ou responsáveis não às trouxeram para receberem a mesma. Estas meninas não estão imunes ao HPV. É preciso responsabilidade e consciência por parte dos pais, somente com as 03 doses as meninas estarão imunizadas e serão a primeira geração de mulheres livres do HPV”. Salientou a Enfermeira do Posto de Saúde Caroline Dalmoro.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 16/03/2015