A recém-contratada disse que veio para somar junto a equipe da Secretária de Saúde. “Espero que o povo de Paverama venha contribuir, para que eu possa fazer um trabalho bem feito como todos merecem ter, pois estou aqui para contribuir”, ressaltou Dra. Karoline Mallmann.
A Prefeitura de Paverama, através da Secretaria de Saúde, realizou nessa terça-feira (10), a contratação de mais um médico para integrar o quadro de profissionais de saúde do município. A médica Karoline Mallmann, clínica geral, de 25 anos, que residia em Caxias do Sul, e está agora no município, irá atender no Posto de Saúde de segunda a sexta-feira, 40 horas semanais.
A secretária de saúde Vanderlea se diz satisfeita, “Toda a administração se empenhou, num primeiro momento fomos em busca de mais profissionais médicos para integrar o nosso quadro, através disso conseguimos o retorno do Dr. Luís Augusto e agora a trazer a Dra. Karoline, o próximo passo é a organização do que temos. Varia muito o número de pessoas que buscam o atendimento no posto de um dia para o outro, já houve dias que não conseguimos atender a todos que buscaram consultas e outros dias tínhamos os profissionais disponíveis e a demanda de consultas era pequena.
A recém-contratada disse que veio para somar junto a equipe da Secretária de Saúde. “Espero que o povo de Paverama venha contribuir, para que eu possa fazer um trabalho bem feito como todos merecem ter, pois estou aqui para contribuir”, ressaltou Dra. Karoline Mallmann.
Paverama conta hoje com 6 médicos; 5 clínicos gerais e 1 pediatra. A Dra Karoline torna-se história para o município, em seus quase 27 anos de emancipação, Paverama pela primeira vez tem uma médica atendendo no Posto de Saúde. Em 2015, esta é a segunda contratação de profissionais da saúde no município de Paverama, em janeiro o Dr. Luiz Fernandes foi recontratado pela Administração Municipal de Paverama.
Palavras da Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social Vanderlea Machado da Silva
Aproveitando a recepção e apresentação da nova profissional, a Secretária da Saúde Vanderlea Machado aproveitou o espaço para fazer algumas colocações sobre a saúde municipal, entre projetos futuros e medidas que já estão sendo implantadas no município:
AGENDAMENTO DE CONSULTAS: “Já temos feito isto com as consultas de pediatria e agora faremos com demais médicos, haverá encaixes de consultas para os casos de urgência e emergência do dia, mas para os demais casos, a pessoa pode marcar com antecedência, levar o comprovante de agendamento e vir pro posto somente no dia e perto da hora da consulta, isto facilitará bastante, as pessoas não precisarão esperar tanto tempo, os agendamentos poderão ser feitos na mesma ou no máximo de uma semana para outra e pode ser feito por outra pessoa, o cartão do SUS já pode ser apresentado neste momento, pois o agendamento é eletrônico, assim já facilita”.
PRESENÇA DE UM MESMO MÉDICO NO TEMPO INTEGRAL: “Vejo isto como algo muito positivo, assim as pessoas conseguem dar prosseguimento com o mesmo profissional durante o seu tratamento, isto gera mais qualidade e melhores resultados do que cada vez ser atendido por um profissional diferente”.
PAVERAMA E O PROGRAMA MAIS MÉDICOS: “Fizemos a inscrição do município e fomos contemplados com a vinda de um médico para 40 horas semanais, pelo PROVAB (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica). O início das atividades deste ainda não ocorreu por razão de desistência do primeiro profissional inscrito para Paverama, porém o município continua apto para a próxima chamada, e possivelmente no primeiro semestre teremos um profissional do programa a nossa disposição”.
ATENDIMENTO NA FAZENDA SÃO JOSÉ: “No último dia 05 retornaram os atendimentos médicos na localidade de Fazenda São José, continuarão sendo realizados nas quartas-feiras pela Dra. Karoline e nas quintas-feiras pelo Dr. Gustavo, sempre das 13:00 às 15:00 horas”.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA(ESF): “Estamos reabilitando as duas equipes que temos no município, não se pode pensar em qualidade na Atenção Básica em Saúde se não pensar junto em ESF, gostaria de dizer que nos próximos dias estaremos falando muito em ESF, porque sei que muitos de nós munícipes não temos um completo entendimento do que é, e de como deve funcionar este programa nos municípios, que vai muito além das visitas das agentes comunitárias de saúde e que deve ser a base do serviço de saúde nos municípios. Neste momento estamos toda a equipe empenhada em organizar, para que se possa ter condições de implantar o ESF e assim aumentar a qualidade dos serviços de saúde do município”.
Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.
Data de publicação: 13/03/2015