O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

O vice-prefeito Edgar Hauenstein e a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosecler Flach participaram no final da tarde de terça-feira(16), de mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no município de Paverama. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Evangélico, e contou com a presença dos pais, familiares e de 14 formandos.

Em seu discurso, o vice-prefeito destacou a importância desta educação preventiva ao uso das drogas, uma vez que os jovens têm seu primeiro contato com o tóxico e se tornam dependentes, cada vez mais cedo. Edgar Hauenstein enalteceu a importância desta parceria entre o Admnistração e a Brigada Militar, visando erradicar o uso de drogas em nossa cidade, não só entre as crianças e os jovens, mas em todas as faixas etárias. Hauenstein disse ainda, que a droga não destrói a vida somente do usuário, mas também causa danos irreparáveis a toda sua família.

Participaram da Cerimônia de formatura Além do Vice-prefeito Edgar Hauenstein, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Rosecler Flach, o Presidente da Câmara de Vereadores Eldo Danir Dickel, a diretora da Emef Prudêncio Franklin dos Reis Joseane Rosa da Silva e a Vice-diretora da Emef Gonçalina Pinto Vilanova.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente da Brigada Militar realizaram durante o primeiro semestre nas escolas Municipais Gonçalina Pinto Vilanova e Prudêncio Franklin dos Reis, com alunos do 5º ano, as aulas do Proerd foram coordenadas pelo Soldado Júlio. Ao todo 32 alunos participaram das aulas.

Na cerimônia foram premiadas as melhores redações sobre os conhecimentos adquiridos com o curso. As alunas Tacila de Lima Batista e Jovana Vargas de Azevedo receberam o destaque pelas redações, ambas receberam prêmios. Jovana foi contemplada como redação destaque, e leu seu texto recebendo o reconhecimento dos presentes.

Programa eminentemente preventivo, estratégico, seu objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de brigadianos fardados e professores. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Brigada Militar em parceria com as unidades escolares e direciona-se às crianças de 9 a 12 anos.

As lições têm como objetivo o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e Brigada Militar.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 17/12/2014