A vacinação é realizada pelos próprios produtores e quem ainda não retirou pode fazê-lo junto a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município. Nesta etapa, serão vacinados todos bovinos de 0 a 24 meses (2 anos).

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º e se estende até o dia 28 de novembro. Na última semana foram feitas as entregas nas comunidades do interior do município e até o momento já foram entregues 1100 doses da vacina.

O produtor que não comprovar a realização da vacina dentro do período estabelecido, está sujeito a multa de 60UPF R$824,52, acrescida de 1 UPF R$13,74, por animal não vacinado.

O produtor deverá providenciar caixinha de isopor ou recipiente térmico com gelo para retirada da vacina da febre aftosa.

O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

O produtor que não efetuar a vacina será notificado. As duvidas podem ser sanadas pelo fone: 3761-1102.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 18/11/2014