Encontro definiu que a 1ª edição da feira voltada para comercialização de produtos da agricultura familiar será realizada no 1º sábado de dezembro de 2014

Na terça-feira, 9, foi dado mais um passo para a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar do município. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a participação representantes da Administração, Emater RS - Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores interessados em expor na feira. O encontro teve como objetivo reunir produtores, elencar produtos disponíveis e divulgar para haver adesão de novos interessados.

O grupo gestor formado pela Administração, Emater RS - Ascar e STR, já vem tratando deste assunto a alguns meses. “Realizamos visitas a feiras da região para observarmos o funcionamento e adquirirmos mais experiências na área’’, comentou a extensionista da Emater Marlova Vivan Pretto. A elaboração do regimento do evento, o qual define as regras também foi discutido. ‘‘ Este é um documento muito importante, pois a feira se baseia neste regimento. Ela tem que ter as normas e critérios que serão aprovadas antecipadamente pelos produtores. Estamos reunidos para definir quem irá participar da feira para podermos organizar a produção, ’’ afirmou o técnico da Emater Aldacir Pretto e também esclarece que o produtor não precisa focar apenas na feira ‘‘não queremos que o agricultor trabalhe apenas para a feira, mas sim, criar outras alternativas de consumo como mercados, alimentação escolar entre outros’’, destacou.

O representante da Administração vice-prefeito Edgar Hauenstein enfatizou as possibilidades de aproveitamento da produção também na Alimentação Escolar do município. ‘‘ Em um primeiro momento temos que objetivar a feira, mas depois a produção de verduras, hortaliças e frutas pode ser direcionada para o consumo da Alimentação Escolar que hoje é adquirida fora do município’’, disse Hauenstein.

Na oportunidade os produtores elencaram os produtos que já produzem e que poderá ser colocado à disposição na feira: melado, mel de abelha, alface, cenoura, brócolis, repolho, abóbora, amendoim, artesanatos, foram alguns dos produtos citados. O local e as estruturas necessárias para a realização da feira serão disponibilizadas pela Prefeitura Municipal afirma Sinézio Pletch Secretário da Agricultura.

Interessados em participar da 1ª Feira do Produtor, devem entrar em contato com a Emater RS Ascar através do fone 3761-1445 ou Secretaria Municipal da Agricultura 3761 1002.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 13/09/2014