Ao todo foram leiloados 12 itens, desde pneus usados e sucatas metálicas, dois imóveis e veículos, como uma motocicleta e dois automóveis em estado precário.

No último dia 6 de junho, a Câmara de Vereadores de Paverama aprovou por unanimidade o Projeto de Lei número 2.354, que autorizou o leilão público de bens móveis e imóveis, realizado no dia 29 de agosto, no Centro Comunitário Evangélico. O primeiro leilão realizado pelo Município foi em 1994 e o deste ano foi o de número 14 desde aquele.

Desde o início da gestão da atual Administração Municipal já foram adquiridos com recursos do próprio caixa da Prefeitura mais de 7 hectares de terra para construção de duas escolas e para um projeto de moradias populares já em andamento, nas localidades de Morro Bonito e Fazenda São José, que totalizaram o valor de R$ 299.911,35 e que tiveram que ser pagos com recursos próprios. O Município tem um volume de arrecadação pequeno, que precisa ser bem investido para que se tenha todas as contrapartidas necessárias e para que se possa ter condições de conseguir projetos tão importantes quanto estes: duas modernas escolas e um importante projeto habitacional de casas populares. O valor total dos recursos repassados para as duas escolas foi de R$ 1.949.386,69 e para estes investimentos a contrapartida do Município foi a aquisição das áreas de terra. Ou seja, são recursos muito importantes que não podiam deixar de ser conquistados e vão beneficiar muitas gerações de crianças paveramenses. Para fins de comparação, observe-se o seguinte: a área total adquirida em duas compras pelo Município foi de 72.000 m2 (7,2 hectares) enquanto que a soma da área vendida é de 8.170 m2 (ou seja, menos de 1 hectare). Há de se considerar ainda o fato de que as duas áreas leiloadas estavas ociosas, enquanto que as áreas adquiridas abrigarão imediatamente duas escolas-modelo de ensino fundamental e sobrará espaço para futuras administrações instalarem outros prédios públicos, tais como creche, postos de saúde, agências de correios, etc.

Em relação às duas áreas de terra leiloadas, uma delas foi desapropriada com a finalidade original de construção de uma escola, conforme comprovado na matrícula 21.098 (com 2.482,34 m2). No entanto, como nas duas áreas de terras já adquiridas serão construídas duas novas escolas, modernas e amplas, optou então o Município em se desfazer da referida área. Sendo assim, no dia 24 de julho último outro Projeto de Lei foi enviado à Câmara para autorizar a alteração da finalidade original da desapropriação para que o Município pudesse efetuar a venda, tendo sido novamente aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Assim sendo, os recursos da venda destes imóveis serão utilizados em benefícios para a própria população paveramense, assim como foram todos os outros recursos dos outros leilões já realizados em anos anteriores.

O montante total arrecadado com o leilão foi de R$ 154.320,00, que será um aporte importante para os investimentos realizados.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 05/09/2014