Esclareça as suas dúvidas!

1) O SUS é nacional, porém a saúde é municipalizada. O que isso quer dizer? Que os recursos para consultas, exames, remédios e especialistas são administrados pela Prefeitura de cada Município. As prefeituras repassam os recursos conforme o número de moradores de cada Município. Então, se Paverama tem 8.044 moradores, conforme o Censo do IBGE de 2010, a Prefeitura vai repassar o recurso para estes 8.044 habitantes. Por isso a importância de se recadastrar toda a população paveramense!

2) Porque se solicita o cartão do SUS? Por determinação do Ministério da Saúde, através da Portaria n.º 763 de 1.º de março de 2012, para todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer Procedimentos é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS. O Cartão do SUS é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e contem dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados. O cartão SUS também é a comprovação de que a pessoa é realmente moradora de Paverama. Este é um problema que muitos Municípios vem enfrentando, o fato de que moradores de outras cidades utilizem os recursos da Saúde em outros Municípios que não o seu. Pois os recursos para a área da Saúde precisam ser bem investidos e aproveitados, de modo que não prejudiquem o atendimento à população que realmente reside no próprio Município, em Paverama. Por isso a importância do Cartão do SUS!

3) Agora com o recadastramento, posso consultar em qualquer posto de saúde de outra cidade? Como dito anteriormente cada Município destina recursos para os moradores da sua cidade. Se você estiver passeando ou trabalhando em outra cidade e não se sentir bem, você receberá o primeiro atendimento básico, mas não receberá exames, remédios ou consultas com o especialista. Assim que possível, deverá retornar ao posto de Saúde da sua cidade para consultar e fazer os encaminhamentos. Desta mesma forma acontece quando você vai consultar em algum hospital. Você receberá o primeiro atendimento e após, se for necessário internação será encaminhado para o Hospital de Referência em que a prefeitura paga para o atendimento de seus moradores, que no caso de Paverama é o Hospital Ouro Branco de Teutônia. Essa é uma prática que os Municípios já estão adotando.

4) E qual é o papel da Agente Comunitária de Saúde? A Agente Comunitária de Saúde é o elo que liga a população e o serviço de Saúde. Através das visitas domiciliares a Agente Comunitária de Saúde tem a função de repassar orientações de forma a prevenir doenças e melhorar a saúde, ver a carteira de vacinas das crianças, informar recados do posto de saúde ou da secretária de saúde e também quando for necessário informar o serviço de saúde a respeito das necessidades dos moradores. O trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde é extremamente importante, por isso a necessidade de se entender e se valorizar esta importante profissional, de modo que elas possam fazer as tarefas que realmente façam parte das suas atribuições!

5) E se eu não tiver o cartão do SUS? Solicita-se a todos os moradores que façam o cartão do SUS ou para aqueles que já tiverem o cartão de outra cidade transfiram o mesmo para Paverama.

6) Como faço para fazer o cartão do SUS ou transferi-lo? Você deve levar seus documentos pessoais (CPF e RG) e o comprovante de residência fornecido pela Agente de Saúde, até a Secretaria de Saúde, no horário das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30. Neste horário estou trabalhando, não posso ir até o posto, como faço? Você pode solicitar a algum vizinho ou familiar que faça o cartão do SUS para você e seus dependentes, desde que tenha todos os documentos solicitados certinhos.

7) Tenho cartão do SUS de outra cidade. Preciso transferi-lo para Paverama? Ninguém é obrigado, mas para que o Município possa prestar o atendimento médico é necessária a apresentação do cartão SUS de Paverama. Se você não quiser transferir o cartão para Paverama deverá procurar atendimento médico e de enfermagem na cidade em que tiver o cartão do SUS cadastrado, porém o recadastramento que está sendo feito em Paverama também está sendo feito em todas as outras cidades e o atendimento prioritário em Saúde aos moradores residentes no seu próprio Município vem gradativamente sendo adotado por todas elas. Portanto, a solicitação para realizar consultas no Município de origem acabará se tornando uma prática em todas as cidades.

8) E quanto à visita domiciliar da Agente de Saúde? Uma vez residindo em Paverama, é importante que o munícipe tenha o cartão SUS do Município. Essa medida é importante para que a residência receba a visita das Agentes Comunitárias de Saúde garante o respaldo do trabalho das Agentes.

9) A Agente Comunitária de Saúde já passou em minha casa e o cadastro ficou incompleto porque não tinha o cartão do SUS, o que faço? Após fazer o cartão do SUS e tê-lo em mãos você deve procurar a Agente Comunitária de Saúde para que seja finalizado o seu cadastro.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 22/08/2014

Compartilhe!