Desde meados do mês de abril, cerca de 50 alunos vem desfrutando dos cursos do Pronatec no município de Paverama. Os cursos são de Auxiliar Administrativo e Cuidador de Idosos, ambos são ministrados por professores do SENAC de Lajeado, e tem como sede a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

Para a Coordenadora do CRAS e do Pronatec no município, Vanderlea Machado o curso está superando as expectativas. “Eu penso que a primeira etapa do nosso dever foi cumprida e está se concretizando. Já parabenizo aqueles que continuaram no curso que logo estarão se formando. Continuaremos a buscar novos cursos e espero que muitas pessoas possam se qualificar. No momento estamos com as inscrições para uma nova turma do curso de auxiliar administrativo, porém agora será durante o dia e três vezes por semana, assim encerrará antes do final do ano. Às vezes ouço pessoas dizerem que não tem sorte, porém uma vez li e concordo que sorte ocorre quando tem uma oportunidade e alguém preparado para pegá-la. Por isso é importante procurar se qualificar sempre, é o caminho que conheço para se ter sorte”.

INSCRIÇÕES ABERTAS:

Estão abertas as inscrições para o Curso do Pronatec de Auxiliar Administrativo, o mesmo que já vem sendo ofertado na parte da noite. O curso será de tarde, três vezes por semana, segundas, quartas e sextas feiras, com 20 vagas disponíveis, podem fazer o curso alunos maiores de 15 anos. Interessados devem comparecer ao CRAS com os seguintes documentos: CPF, Identidade e o número de conta bancária, para que seja depositado R$ 2,00 por hora/aula para que a pessoa possa custear o transporte.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de forma gratuita.

Objetivos:

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

Melhorar a qualidade do ensino médio.

Falamos com alunos de ambos os cursos que opinaram sobre o que estão achando da dos curso:

“Este curso está ótimo, estou alcançado os objetivos propostos. Para ser cuidador de idoso precisamos ter muita calma, paciência, porque o idoso tem muitos direitos e não são respeitados. Esperamos que trague mais cursos, envolvendo pessoas idosas e crianças. É um grande incentivo que o Pronatec está nos oferecendo. Aprendi muito, e se for necessário já posso assumir cuidar de um idoso. Parabéns à toda equipe do Pronatec por esta oportunidade. O idoso precisa muito de amor de todos, principalmente da família”.

Vilma Idalina de Vargas, 56 anos, aluna do Curso de Cuidador de Idosos.

É um ótimo curso, de boa qualidade de ensino e com ótimos professores. E o aprendizado me ajudará muito na minha vida profissional.

Eduardo Júnior Theisen, 18 anos, aluno do Curso de Auxiliar Administrativo.

Estou achando muito bom, os professores explicam muito bem, e o grupo de alunos é bom. Este curso é muito importante pois aprendi coisa que levarei para minha vida, e profissionalmente também. Aconselho todos que façam os cursos do Pronatec.

Traudi Susani Eggers, 51 anos, aluna do Curso de Auxiliar Administrativo.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 08/08/2014