Conforme dados de 2013, a agricultura gerou 28 % de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) ao município de Paverama. Em se tratando da região, o Vale do Taquari concentra 25% da produção de suínos do Estado.

Em Paverama a suinocultura se destaca não só pela importância econômica, mas também pelo número de famílias que tiram o sustento da atividade. No município 12 produtores trabalham com porcos na fase de terminação e 1 na fase de creche, totalizando 6324 suínos no município, e com alguns produtores em expansão dos chiqueiros, a produção irá aumentar para 7912 suínos entre as fases de creche e terminação.

Fase de Creche: Para leitões de 21 a 63 dias de vida

Fase de terminação: Leitões de 90 a 120 kg

Eladio José Pedrussi desde 2005 trabalha na área da Suinocultura, hoje tem um chiqueiro de terminação com 340 porcos, e está trabalhando na expansão do negócio e está em via de conclusão do seu segundo chiqueiro que irá aumentar a produção em 520, chegando a 860 suínos. “ Se tudo der certo dia 15 nós vamos alojar os suínos, assim dará para viver bem com a suinocultura”.

A Secretaria da Agricultura presta todo auxílio aos agricultores em terraplagens, entradas de produtores, horas maquinas, parcerias com a Emater que auxiliam no desenvolvimento da agricultura municipal entre outros serviços.

Segundo o site RuralBr Pecuária, os produtores de suínos estão comemorando a melhora dos preços da carne. A demanda está tão grande que não está dando tempo dos animais atingirem o peso ideal para o abate. Desde 2011 passando por dificuldades, este pode ser considerado o melhor momento do setor. A boa notícia é que o mercado deve se manter ajustado até a virada para 2015.

Foram dois anos enfrentando problemas numa das piores crises da suinocultura. Embargo da Rússia, queda nas exportações, maior oferta no mercado interno e preços baixos. Combinação desastrosa que afastou muita gente da atividade. Agora, enfim, as notícias são positivas.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 06/08/2014