Alguns municípios do Vale do Taquari já estão trabalhando com o e-SUS, e a previsão de funcionamento no município de Paverama é de Setembro. Para isso, será indispensável o uso do cartão SUS pelos moradores para todos os atendimentos.

Saúde Municipal adere ao e-SUS

O município de Paverama recebeu do Governo Federal um software, conhecido como e-SUS, que visa à atualização e a modernização da saúde em nível nacional. Através da implantação do programa será possível incluir dados como o histórico de vida,uso de medicamentos e consultas realizadas. Em longo prazo estes dados poderão ser acessados através do número do SUS em qualquer outro município em que o paciente consultar. Para a implantação deste método, é necessária a contribuição da população: Todos os munícipes de Paverama deverão ser recadastrados, para isso devem responder ao CADASTRO INDIVIDUAL e o CADASTRO FAMILIAR, com a obrigatoriedade de ter o cartão do SUS. As responsáveis pelo recadastro são as agentes de saúde, que já estão passando nas residências.

A enfermeira Caroline Dalmoro destacou modernização da saúde municipal. “O programa será positivo para os profissionais visto que hoje os relatórios e produções mensais são realizados manualmente, com a implantação do serviço os relatórios passam a ser informatizados agilizando o processo de trabalho. Também será de grande importância o recadastramento, pois passaremos a conhecer a real situação em que as famílias do município vivem e teremos contatos atualizados para eventual necessidade de avisos de agendamento de consultas, exames entre outros, tanto da Secretária de Saúde quanto do Posto de Saúde”. Disse.

Como fazer o cartão do SUS?

O cidadão deve comparecer ao Posto de Saúde com um comprovante de residência e documentos. O paciente que não tiver comprovante de residência no seu nome deve levar ao posto de saúde o comprovante de residência fornecido pela Agente Comunitária de Saúde de sua área.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 24/07/2014