A assembleia foi classificada como produtiva, pois a comunidade participou ativamente, o que deixou os idealizadores ainda mais motivados e empolgados para seguirem com o projeto. A próxima reunião técnica ficou marcada para terça-feira, dia 29 de julho, na Câmara de Vereadores de Brochier. Também estiveram presentes vereadores e secretários de ambos os municípios.

Interligação asfáltica entre Paverama e Brochier começa a ser idealizada

Aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 21, a segunda reunião entre as administrações de Paverama e Brochier – a primeira aconteceu em Brochier, em junho, com a participação do Prefeito Vanderlei Markus e do vice Edgar Hauenstein. A assembleia aconteceu na Sociedade Evangélica de Morro Azul e foi mais uma reunião produtiva, com o intuito de viabilizar estudos para asfaltar os 19,5 quilômetros que interligam os municípios pelas localidades de Morro Azul e Batinga Sul. Cerca de 100 pessoas acompanharam as explanações e as ideias expostas pelas administrações.

O prefeito Vanderlei Markus iniciou a assembleia chamando a frente às autoridades dos Municípios e após falou sobre o inicio das tratativas. “Os representantes de Brochier estiveram em Paverama no início do ano para falar sobre a ideia de interligar os municípios. Nós gostamos da ideia e já tínhamos anseio de conseguir fazer um projeto para essa ligação entre os Municípios. Então, hoje estamos dando um pontapé inicial que para nós será de extrema importância”. Markus frizou também o aumento do número de pessoas presentes, em relação ao da primeira assembleia em Brochier.

O Vice-prefeito Edgar Hauentein se mostrou empolgado com o projeto e com o interesse das pessoas de ambas as cidades. “É muita satisfação se fazer presente nesta noite, num evento onde nós estamos querendo construir esse acesso. Já em Brochier o povo de lá teve muito entusiasmo por esse projeto, e me empolguei também. E vejo aqui hoje o povo entusiasmado e com garra para enfrentar essa luta. Apesar de ser um projeto a longo prazo, tenho certeza que nós vamos conseguir muito antes do que estamos pensando.”

Fábio Frederico Wentz, Vice-Prefeito de Brochier, por sua vez classificou o projeto como um sonho que está se trabalhando para tornar realidade. “É um sonho! É um projeto que estamos trabalhando bem focados, porque é um projeto regional que vai facilitar o acesso de Brochier e do Vale do Caí com a BR-386. Isso será um feito para o Caí, assim como foi com a TransCitrus, que quando começaram também foi um sonho. Essa vai ser uma via de grande importância para a região”.

O Prefeito de Brochier ao falar sobre o projeto, fez um comparativo com a TransCitrus, pela importância e o trabalho para desenvolver o projeto.“Eu imagino que este seja um projeto de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso interior, de nossa região, de ambos os Municípios. Se nós trabalharmos em conjunto como estamos fazendo aqui, juntando forças, com esse povo entusiasmado, com fé, sem sombra de dúvidas vamos conseguir chegar lá”.

Vanildo Luiz Roman, presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – AMTURVALES destacou os potenciais turísticos da região que serão ampliados com a ligação asfáltica entre os Municípios. Colocou a associação a disposição de Brochier e Paverama nessa empreitada, destacando ainda que quando dois Municípios se unem por uma causa, as possibilidades de êxito são ainda maiores.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 24/07/2014