Em cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 27 de junho, em Lajeado, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregou 72 motoniveladoras e 57 caminhões-caçamba para 129 municípios gaúchos, em um investimento de R$ 46,9 milhões. Paverama recebeu uma motoniveladora 0 KM, fechando o kit do PAC 2 Equipamentos; No ano passado o município recebeu uma retroescavadeira, em fevereiro deste ano um caminhão-caçamba e agora a motoniveladora - que está exposta em frente a prefeitura a cerca de 10 dias – que juntasse as demais máquinas para atender as demandas da Secretaria de Obras e Agricultura.

A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa garantir maquinário para melhorar a infraestrutura rural em cidades com menos de 50 mil habitantes. No total, o programa, executado pelo MDA, já distribuiu 1.365 equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões, um investimento de R$ 385 milhões, que contempla 92% dos municípios do Rio Grande do Sul. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, representou o governador Tarso Genro no ato.

De acordo com Rossetto, a entrega de equipamentos para manutenção e conservação de estradas vicinais potencializa o esforço do homem do campo. Somente no Vale do Taquari, o conjunto de máquinas vai atender cerca de 370 mil pessoas. “Estamos vivendo uma revolução na área rural. É um compromisso nosso proporcionar o mesmo nível de qualidade de vida para todo cidadão brasileiro. Quando olhamos para as máquinas que estão sendo entregues, é preciso enxergar mais do que um equipamento. Temos que visualizar um futuro de prosperidade, que chega em todas as comunidades do interior do Brasil”, afirmou Rossetto.

O secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, destacou que atuação coesa entre os governos Federal, Estadual e as administrações municipais atende de forma direta os pequenos municípios, oferecendo as condições necessárias para promover o desenvolvimento em áreas rurais. “Buscamos, cada vez mais, reafirmar e fortalecer este trabalho em parceria, com iniciativas que complementam os programas do Governo Federal. É assim que em uma década conseguimos transformar a realidade do campo. Nossa produção de grãos passou de 90 milhões de toneladas para 190 milhões, e isso representa o sucesso das políticas públicas que foram implementadas no último período”, reforçou Fioreze.

O Prefeito Vanderlei Markus falou sobre a importância da motoniveladora para o município. “Paverama tem uma extensão muito grande de estradas vicinais, a motoniveladora vem em boa hora, como os demais equipamentos, que nem a retro e o caminhão-caçamba que nós já recebemos do PAC 2, mas o mais esperado por nós é a motoniveladora. Paverama tem 500 km de estradas vicinais, e como a nós tinhamos apenas uma motoniveladora ela vem para nos auxiliar nas secretarias de obras e agricultura”.

Representando Paverama, além do prefeito Vanderlei Markus, estiveram presentes na cerimônia o Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein e o presidente do PT de Paverama Everaldo Souza de Azevedo.

Com o PAC 2 Equipamentos, o Governo Federal investiu quase R$ 5 bilhões na compra de mais de 18 mil máquinas, produzidas pela indústria nacional. Todos os municípios com menos de 50 mil habitantes do Brasil receberam equipamentos doados pelo MDA.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 30/06/2014