Preocupados com a onda de assaltos, furtos e arrombamentos ao patrimônio público, a Administração Municipal de Paverama convocou uma assembleia pública, onde estiveram presentes representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Administração Municipal Câmara de Vereadores e munícipes. Na ocasião foram expostos os pontos de vistas e opiniões com o objetivo de esclarecer o que os órgãos policiais estão fazendo para conter os crimes de furto e roubo no município. O Prefeito Vanderlei Markus abriu a assembleia ressaltando a importância da comunidade estar a par do trabalho que a Brigada e a Polícia Civil vem desenvolvendo em prol da comunidade, da mesma forma, a comunidade podendo questionar os serviços das forças de Paverama. “Essa assembleia é para esclarecer o que devemos fazer, como agir em certas circunstâncias. Não é só a Brigada, não só a Civil, não só a Administração que vão conseguir dar segurança para todos, a população também tem que ajudar na forma que pode, nós também temos que fazer a nossa parte.” Enfatizou o prefeito na abertura da assembleia. Conforme o sargento da BM, Luis Carlos Martins Guithon, a corporação atua com um policial por escala e para prender os autores de tais furtos é necessário flagrante, o que pode ser feito por qualquer cidadão civil que presenciar um crime. “Que o pessoal nos ajude, avalie a situação, de repente se os moradores estão em maior número, que segure o ladrão e chame a Brigada. É um auxílio à polícia”, diz. O brigadiano apontou como um dos principais problemas o corte nas horas extras de 200 para 50 horas, em função do remanejo de policiais para Copa do Mundo. O fato fez os agentes reduzirem os trabalhos ostensivos aos fins de semana e feriados. O Comissário de Polícia, Alfredo Erivelton de Almeida, relatou que em 80% dos furtos já se chegou à autoria do crime, mas que a prisão dos acusados depende do Ministério Público e Poder Judiciário. “Comparando com as outras cidades da região a criminalidade em Paverama não é alta. Entendemos a preocupação dos moradores e pedimos a eles que continuem denunciando”. Ele também falou sobre a situação da polícia no município, visto que a Delegacia só possui ele como inspetor. A comunidade por sua vez, pode fazer perguntas às lideranças municipais, sanando dúvidas e questionando as situações que aconteceram no município há algumas semanas. O Prefeito encerrou a Assembleia, ressaltando a importância do encontro para esclarecer a situação da polícia no município, afirmando que pretende realizar nova audiência, solicitando a presença do Ministério Público e Poder Judiciário.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 13/06/2014