O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari registrou 4.763 votos pela internet na escolha de Prioridades para o Orçamento do Estado, sendo que até o momento 16.044 votos presenciais foram computados. Falta a contagem de 11 dos 36 municípios do Vale do Taquari. Segundo o Conselho Municipal de Desenvolvimento, em Paverama 324 pessoas votaram 290 de forma presencial e 34 pela internet.

Neste ano, a Votação de Prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a consulta popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, quando o montante somava R$ 165 milhões.

A Votação de Prioridades faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, e é a quarta etapa de debates sobre o Orçamento Estadual que é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo Governador do Estado à Assembleia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Proposta de Lei Orçamentária Anual.

Confira os cinco projetos mais votados até o momento:

1º Obras, Reformas e equipamentos para os 17 hospitais do Vale do Taquari, rateio dos recursos de acordo com o número de leitos SUS, e investimentos em Cardiologia no Hospital Bruno Born e Obstetrícia no Hospital Estrela.

2º Aparelhamento dos Órgãos de Segurança do Vale do Taquari: Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe. 12 viaturas leves para Brigada Militar, 6 viaturas leves para a Polícia Civil e 1 viatura leve para a Susepe.

3º Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais e Regionais nas Economias de Base Familiar e Cooperativa Programas de Apoio da Agroindústria Familiar (Sabor Gaúcho)

4º Melhoria dos Espaços Escolares com equipamentos e materiais permanentes, de consumo e segurança.

5º Estruturação de Centros de Treinamento; Aquisição de implementos e materiais esportivos; Apoio a programas educacionais por meio do esporte no turno inverso; Apoio a Seminários/Congressos e Encontros Esportivos; Apoio a atração de Eventos.

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, José Marques da Silva agradece a todos que votaram e colaboraram com a nossa região e principalmente com o município de Paverama.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 11/06/2014