A escolha dos produtores partiu do conselho agropecuário, que juntamente com a Emater, fez a divulgação do projeto no município. Os produtores interessados buscaram informação e fizeram sua inscrição. Coube então ao conselho municipal da agricultura avaliar e definir os contemplados.

Na tarde da segunda-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Paverama, aconteceu o ato de assinatura dos contratos de crédito, onde 17 produtores rurais do município foram contemplados pelo programa Leite Gaúcho, referente à demanda 2012/2013 da participação popular cidadã. O projeto é uma parceria entre EMATER, Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paverama e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, que visa o financiamento de pastagens perenes. O projeto tem como objetivo, disponibilizar linha de crédito para a implantação de unidades demonstrativas de pastagens perenes em estabelecimentos de base familiar, para servir como local de construção do conhecimento, trocas de experiências entre produtores e técnicos e divulgação dos benefícios que o cultivo de pastagens perenes trazem para as propriedades leiteiras pelo aumento da produção, da produtividade, da melhoria da qualidade do leite e da conservação ambiental.

Em Paverama foi destinado um valor de R$ 50.000,00 para investimento em pastagem para gado e leite. 80 % do valor o governo subsidia, os 20 % restantes fica por conta do produtor que poderá efetuar o pagamento em 5 anos sem juro. Os produtores financiarão valores entre R$ 1400,00 a R$ 1800,00, que serão recebidos em insumos agrícolas para o plantio de pastagens perenes, como adubo químico, calcário e ureia. Segundo Aldacir Pretto, técnico em agropecuária da EMATER, os produtores vão plantar Tifton ou Gigs, que são as pastagens que melhor se adaptam para a região e que vem dando bons resultados na produção leiteira. Destacou também a importância do Programa Leite Gaúcho para o município;

“Começamos no ano de 2012 a trabalhar com esse grupo de leite. Nós os levamos em um seminário em Teutônia, organizamos uma palestra no município sobre pastagem para instruí-los. Tudo isso com a ideia de no futuro formar um grupo de leite, então veio esse recurso que é um incentivo para esse pessoal trabalhar.” Segundo Pretto a rentabilidade e os lucros serão maiores para os produtores que trabalham com pastagem. “Porque hoje se o produtor não tiver pastagem para leite o custo de produção sobe muito. Ele consegue produzir em média, tendo pastagem de qualidade, 10 litros de leite por vaca só no pasto, então, uma vaca que produz 20 litros, produzirá 10 com custo baixíssimo - porque o custo do pasto é baixo - a rentabilidade é bem maior. ” Afirmou Aldacir Pretto, técnico agrícola da Emater.

O Prefeito Vanderlei Markus destacou a importância em mais um projeto destinado a Paverama e a parceria entre EMATER, Administração Municipal e Governo do Estado.

“Nós ficamos contentes com essa parceria entre EMATER, STR, Administração Municipal e Governo do Estado em poder trazer para o município de Paverama mais um beneficio. É bom que as pessoas saibam que para chegar neste projeto muitos estiveram envolvidos, muitas pessoas se dedicaram para poder contemplar essas17 famílias que hoje vão assinar o contrato. E nós da administração mais contentes ainda em poder também dar nossa contrapartida para vocês, como nos outros projetos. Cabe a nós agradecer essa parceria e continuar trazendo mais recursos para o município, e os nossos produtores serem beneficiados”. Enfatizou o Prefeito Vanderlei Markus.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, o Prefeito Vanderlei Markus, o Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paverama Luis Ricardo Kochem, os servidores da EMATER local, Marlova Vivan Pretto e Aldacir Pretto e o coordenador regional da SDR nos vales do Taquari e do Rio Pardo, Rudimar Muller.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 02/06/2014