Em meados do mês de abril o município de Paverama assinou um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo que vem beneficiando produtores com a abertura de microaçudes destinados a irrigação e a piscicultura. Dos dez previstos no projeto sete já foram escavados.

Na segunda-feira à tarde o coordenador regional da SDR nos vales do Taquari e do Rio Pardo, Rudimar Müller esteve em Paverama. Na companhia do Prefeito Vanderlei Markus, Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein, Presidente do STR Luis Ricardo Kochem e o Servidor local da Emater Aldacir Preto, estiveram visitando as obras de construção de dois açudes (em fase de conclusão), na propriedade do agricultor Osmar Hauenstein. O produtor utilizará os açudes de sua propriedade para a criação de peixes para consumo próprio e como renda extra, Osmar apesar de trabalhar no setor primário é novo na área da piscicultura.

Para o Prefeito Vanderlei Markus as obras de açudagem vêm de encontro às necessidades da localidade e de encontro à planificação do atual governo, que é criar uma agricultura familiar forte, pois segundo afirma, há muitos anos o setor agrícola está defasado e com muitas carências. “Com o auxílio do governo estadual, hoje temos uma visão diferenciada da agricultura familiar, e daí sai à força e a vontade de resgatarmos este setor”.

O Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar visa o incentivo à piscicultura e irrigação no setor primário. O Projeto é uma parceria entre Estado, Município, Emater e Produtor beneficiário. Cabe ao Estado à cessão de uma escavadeira hidráulica, bem como o fornecimento de assistência técnica, por meio da Emater/RS-Ascar, além da concessão de licenças ambientais para os produtores beneficiados. Como contrapartida, o município fornece o operador do maquinário, o combustível e a manutenção da patrulha agrícola, e o beneficiário paga 40 % da hora máquina.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 22/05/2014