Teve inicio na última quinta-feira, 24, as aulas do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em Paverama. A aula inaugural aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, onde estiveram presentes os 50 alunos matriculados nos cursos de Auxiliar Administrativo e Cuidador de Idosos. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o SENAC de Lajeado.

O Centro de Referência da Assistência Social foi o órgão responsável por matricular os alunos.

A coordenadora do CRAS, Vanderlea Machado mostrou-se satisfeita com a oportunidade de oferecer aos munícipes os cursos . “Não posso deixar de agradecer a administração que confia no nosso trabalho e nos impõe a obrigação de buscar o que tem de bom em nível de estado, em nível de país e trazer o que as pessoas têm direito. O exemplo disso é a primeira aula, os primeiros cursos do Pronatec em Paverama”. Finalizou agradecendo a diretora da EEEMPA por ceder às salas de aula.

Representando o legislativo municipal, o presidente da câmara de vereadores Eldo Danir Dickel destacou a importância dos cursos. “Gostaria de cumprimentar a todos pela força de vontade de iniciar o curso, muitos aqui tem mais de vinte anos que estão fora da sala de aula, como é bom isso, essa integração. A pessoa se sente útil, ela passa a ter objetivos na vida novamente. Talvez alguns vão ter o certificado e nem vão usufruir, mas alguns sim vão continuar, mas o importante é a integração, o conhecimento”. Encerrou desejando a todos um bom desempenho.

O Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein falou sobre a importância e a coragem de muitos iniciarem o curso estando muito tempo longe das salas de aula; “Em nome do executivo eu quero parabenizar vocês pela coragem de iniciar os cursos, alguns estão muito tempo longe das salas de aula. Gostaria de desejar a todos sucesso nessa empreitada. Hoje são 50 alunos, estamos torcendo para que esses 50 venham a se formar, que não desistam, sabe-se que todo caminho é espinhoso, não existe coisas fáceis”. Afirmou o Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein.

Após, os alunos foram direcionados as salas de aulas correspondentes a cada curso, onde cada professor do SENAC pode dar inicio as atividades. O curso de Cuidador de Idosos contém 31 alunos e o de Auxiliar Administrativo 19, as aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras, das 18h30min as 22h30min na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

A aula inaugural contou com a presença do Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein, o presidente do legislativo, Eldo Danir Dickel, os secretários da administração e indústria e comércio, Cássio Reis e José Marques, a diretora da EEEMPA, Ingrid Marise Strauss, a Coordenadora do CRAS, Vanderlea Machado, a auxiliar administrativa Adriana Brandão e a assistente social Sandra Lorenzetti.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 30/04/2014