Nesta segunda-feira, 31, ocorreu o inicio do turno intergral na Escola Gonçalina Pinto Vilanova. O projeto ocorrerá todos os dias no turno da manhã e abrangerá 43 alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental que serão divididos em duas turmas. Os educandos farão as refeições no ambiente escolar e serão acompanhados por profissionais que atenderão os alunos.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades: Alfabetização e letramento, horta escolar e comunitária, dança, teatro, sustentabilidade e desenvolvimento histórico e cultural dos alunos.

Segundo a Secretária de Educação Rosicler Flach, ao longo de 2013 a Secretaria encaminhou projeto e elaborou um Plano consolidado de ações dentro do Programa MAIS EDUCAÇÂO que foram encaminhadas ao MEC, tendo parecer favorável em outubro de 2013, e recebendo seu primeiro repasse de verba no mês de novembro, possibilitando que neste início de ano letivo esta nova proposta de ensino seja implantada. “Estamos muito felizes com mais essa conquista para nossas crianças”. Conclui a Secretária.

Este projeto visa à ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, incluindo famílias e toda comunidade escolar.

A Educação Integral, associada ao processo de escolarização, implica na aprendizagem conectada à vida, ao interesse e as possibilidades das crianças e adolescentes, isso atrelada a atividades diversificadas e dinâmicas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Assim pretende-se, além de ampliar o tempo de permanência do aluno no ambiente escolar, promover atividades de reforço, oficinas de aprendizagem e a integração dos alunos, sempre com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral educando, tornando-o um cidadão critico, reflexivo e consciente para viver em um mundo que está em constante modificação.

“Para que este projeto possa ser desenvolvido, contamos com a colaboração de diversos parceiros, como a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, os professores e funcionárias da nossa escola, a comunidade escolar, em nome citamos a colaboração do Sr Célio Eggers e sua esposa, que com sua presteza nos auxiliará na horta escolar, também aos nossos monitores especializados nas diversas áreas que serão desenvolvidas, incluindo também a professora Kéli Luz, coordenadora do projeto que, juntamente com a direção da escola, Denise Rosa e Beate Spellmeier, vêm organizando com dedicação as atividades, bem como a decoração do ambiente em que os alunos serão recepcionados todos os dias. Concluiu a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalina Pinto Vilanova, Daniela Almeida Gaedke.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 01/04/2014