A Prefeitura Municipal de Paverama, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, vem por meio deste, orientar todos os produtores rurais do município que criam animais de produção, para que fiquem alerta quanto à Raiva Herbívora.

A Médica Veterinária do município de Paverama, Viviane da Silva Brum, entrou em contato com as Inspetorias de Teutônia, Bom Retiro do Sul e Taquari, onde obteve a informação de mais de 120 casos de raiva bovina. No dia 5 de fevereiro, foi atendida uma suspeita pela Inspetoria Veterinária e Zootecnia (IVZ) de Teutônia, no Morro das Cabritas, na divisa entre taquari e Fazenda Vilanova, o que demonstra que o morcego responsável pela transmissão da raiva está presente em nossa região.

O morcego ocasionador do surto tem hábitos noturnos, onde se alimenta do sangue dos animais de produção, e em falta destes pode atacar cães e gatos. Eles percorrem em média até 15 km em busca de alimento, o que é bastante considerável. Costumam abrigar-se em locais como: Grutas, ocos de árvores, casas abandonadas, pontes, bueiros, fornos de carvão e lugares úmidos e escuros.

A recomendação dos Órgãos Públicos para o momento, é que todos os produtores venham a vacinar seus animais, evitando assim, perdas econômicas e a expansão da enfermidade. A vacina pode ser encontrada nas agropecuárias e possui custo baixo, o que torna a sua aplicação totalmente viável, pois evitará a perda dos animais, visto que a doença não possui tratamento e o animal entrará em óbito.

É lembrada também a importância de vacinar cães e gatos, pois esses ao se contagiarem, podem vir a atacar outros animais e os seres humanos.

Para mais informações entrar em contato pelo fone: 3761-1148

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama